Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Servidores da Fundação Casa de SP suspendem greve após acordo

Proposta do TRT foi aceita por 74% da categoria em assembleia. Por reajuste salarial, mobilização será retomada no dia 16

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record

Funcionários da Fundação Casa suspendem greve após proposta do TRT
Funcionários da Fundação Casa suspendem greve após proposta do TRT Funcionários da Fundação Casa suspendem greve após proposta do TRT

O SITSESP (Sindicato dos Trabalhadores nas Fundações Públicas de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Privação de Liberdade do Estado de São Paulo) informou que a greve dos servidores da Fundação Casa, marcada para esta sexta-feira (4), foi suspensa após proposta do TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

A instituição anunciou que a proposta do TRT foi aceita por 74% dos servidores na assembleia, que foi realizada na noite de quinta-feira (3). Na reunião de conciliação, ficou acertado o retorno da forma de custeio do vale-refeição ao que já era antes.

Nova audiência no TRT está marcada para terça-feira (15). Apesar da suspensão da paralisação, foi indicada a retomada do movimento grevista no dia 16 para discutir o reajuste salarial da categoria.

Ainda no dia 29, servidores da Fundação Casa haviam decidido, em assembleia, entrar em greve a partir de sexta-feira (4). Os trabalhadores protestam, entre outros pontos, contra o aumento do convênio médico e a redução do vale-refeição, de acordo com o sindicato.

Publicidade

Leia também

O SITSESP afirma que os servidores estão sem reajuste salarial desde 2015 e sem repasse da inflação desde 2019. No entanto, houve reajustes anuais no valor do plano de saúde. A categoria ainda alega que há uma década não tem Plano de Cargos e Salários aplicados em suas funções e que a Fundação Casa vem reduzindo e fechando centros de internação em todo o estado e transferindo servidores para longe de casa.

Também um comunicado informou que o valor do vale-refeição seria cortado ou descontado a partir do dia 1°, em caso de férias, afastamento por comorbidades ou compulsório, licença maternidade/adotante, atestado médico e falta injustificada.

Na ocasião, em nota, a Fundação Casa informou que "é inadmissível uma categoria cogitar greve em meio à pandemia, quando nunca houve atraso de pagamento, benefícios e os empregos foram mantidos, uma situação completamente oposta à do restante da população, que sofre com uma grave crise econômica causada pela pandemia".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.