Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Simulação para resgatar feridos provoca 'capotamento', tem pouso de helicóptero e fecha avenida

Treinamento contou com a participação das equipes da CET, SAMU, CETESB, PM, Polícia Civil e outros órgãos

São Paulo|Do R7

Simulação aconteceu na avenida Paulo VI, no Sumaré
Simulação aconteceu na avenida Paulo VI, no Sumaré Simulação aconteceu na avenida Paulo VI, no Sumaré

Profissionais da saúde e agentes de forças públicas e privadas participaram do 7º Simulado de Integração das Forças Públicas e Privadas da cidade de São Paulo, organizado pelo Einstein, neste domingo (21).

O cenário simulou a colisão entre um caminhão carregado com hipoclorito de sódio – substância química que pode causar irritação no trato respiratório se inalado e queimaduras se houver o contato físico – e uma van na Avenida Sumaré, em São Paulo.

O exercício foi proposto com o objetivo de preparar e treinar a integração de forças públicas e privadas na resposta a um acidente de grande proporção. A simulação envolveu 28 voluntários que atuaram como vítimas – 23 de trauma e 5 de contaminação –, figurantes ou avaliadores, cerca de 120 profissionais de forças públicas ou privadas, além de cinco hospitais da capital.

Na ocasião, as Unidades Perdizes e Morumbi do Einstein, Sabará Hospital Infantil e A.C.Camargo Cancer Center receberam as vítimas de trauma. As vítimas de contaminação foram atendidas exclusivamente pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), na zona oeste da capital. A unidade Morumbi ficou responsável por receber os casos de traumas de alta complexidade e prestou assistência a três vítimas transferidas de helicóptero.

Publicidade

“O treinamento é uma oportunidade importante para as equipes envolvidas aprimorarem suas habilidades e se prepararem para situações reais de emergência”, conta o Superintendente de Segurança Patrimonial do Einstein, Dov Smaletz, um dos idealizadores e organizadores do simulado.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Para Fabio Racy, médico especialista em Medicina de Desastre e Catástrofe do Einstein, "a preparação e capacitação das equipes é uma etapa fundamental para a melhorar a qualidade da resposta aos desastres. Ao simular essas situações, as agências de resposta e os hospitais podem identificar deficiências, aprimorar seus planos de operações de emergência e treinar suas equipes para agir de forma coordenada, oferecendo aos pacientes um atendimento com agilidade e eficiência".

Publicidade

Além do Einstein, a atividade contou com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Grupo de Ações em Emergências e Desastres (GAED) do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Comando de Aviação da Polícia Militar - CAvPM (Águia), Polícia Civil do Estado de São Paulo, Serviço Aerotático (SAT-Pelicano), Polícia Militar do Estado de São Paulo, Defesa Civil Estadual e Municipal, Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), AMBIPAR, ABIQUIM, PROQUíMICA, ABTLP, CETESB, Grupo Cesari, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Sabará Hospital Infantil, A.C.Camargo Cancer Center, CON7 Emergências Médicas, Medicar, Medicall, Air Jet Táxi Aéreo - Grupo Prevent Senior e o grupo de atendimento a emergências HATZALÁ, além do apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O simulado encerrou o 7º Simpósio Internacional de Gerenciamento de Resposta em Catástrofe e o 8º Congresso de Emergência Einstein, realizado entre os dias 18 e 21 de maio, em que foram abordados temas como redução de risco e resposta a desastres, gerenciamento de crise, ação humanitária e situações consequentes a cenários de emergências e desastres.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.