Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP é a única cidade brasileira em lista das melhores do mundo para andar de bicicleta

Capital aparece na 76ª posição e é a mais bem colocada entre cidades da América do Sul. Ranking é feito pela empresa de seguros Luko

São Paulo|Do R7

Ciclista pedala embaixo do Minhocão, em São Paulo
Ciclista pedala embaixo do Minhocão, em São Paulo Ciclista pedala embaixo do Minhocão, em São Paulo

O município de São Paulo é o único brasileiro listado no ranking das 90 cidades do mundo que oferecem as melhores condições para pedalar. O ranking Bicycle Cities Index, produzido anualmente pela empresa de seguros Luko e atualizado neste mês, traz a capital paulista na 76ª posição. A cidade está mais bem colocada que outras da América do Sul, como Bogotá (81ª posição), na Colômbia, e Buenos Aires (83ª), na Argentina.

Já as cidades com melhor colocação estão concentradas na Europa. O pódio é formado por:

1 - Utrecht (Holanda) 

2 - Münster (Alemanha)

Publicidade

3 - Antuérpia (Bélgica)

Amsterdã, cidade tradicionalmente conhecida pelo uso da bicicleta, está em quinto lugar.

Publicidade

A capital paulista possui atualmente 699,2 km de vias com ciclovias permanentes, segundo a prefeitura, sendo a maioria de ciclovias (separadas com obstáculos) e ciclofaixas. Apenas uma pequena parte é de ciclorrotas, em que há indicação para uso de bicicleta, como caminhos entre bairros, por exemplo, e onde as bicicletas trafegam junto aos demais veículos sem nenhuma separação.

O plano de metas do prefeito Ricardo Nunes (MDB) prevê a implantação de 300 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas até 2024.

Apesar da boa colocação no ranking, a cidade segue registrando mortes de ciclistas. Foram 41 casos em 2021, segundo dados do Infosiga, computados pelo governo estadual, mais que os 35 do ano anterior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.