Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspeito de liderar PCC fora dos presídios é preso

Homem é um dos organizadores do plano de fuga de Marcola, descoberto no início do ano

São Paulo|

Apontado como principal nome do PCC (Primeiro Comando da Capital) fora dos presídios — e com um prêmio de R$ 5 mil para quem ajudasse na sua captura —, o foragido Márcio Geraldo Alves Ferreira, conhecido como Buda, de 32 anos, foi preso nesta terça-feira (25) pela Polícia Civil. Ele foi capturado em um acesso à avenida Aricanduva, na zona leste de São Paulo, em uma ação que terminou com um helicóptero da polícia pousando no carro do suspeito.

Buda é um dos organizadores do plano de fuga descoberto no começo do ano de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder máximo do PCC, da Penitenciária P2 de Presidente Venceslau, a 611 km da capital. A reportagem não encontrou advogados de Buda para comentar a prisão e as acusações.

Suspeito também de liderar o tráfico de drogas da zona norte, ele foi detido depois de obedecer ordem para parar o carro e não ofereceu resistência. Estava em um veículo, sozinho, e, quando detido, tinha uma carteira de motorista, um título de eleitor e um certificado de reservista falsos.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Buda foi preso pela Delegacia de Vigilância e Capturas depois de três meses de buscas. Nesse período, segundo a polícia, ele frequentava a zona norte apenas para comandar as operações criminosas de tráfico da facção — passou a viver com a família em São José dos Campos, a 97 km da capital.

Maconha

Publicidade

Durante a perseguição ao foragido, a polícia acabou apreendendo 2,5 toneladas de maconha, sendo "uma tonelada no mês passado e uma e meia na semana passada", de acordo com o delegado encarregado da ação, Fabio Sandrim. Os carregamentos foram descobertos à medida que os policiais obtinham novas informações sobre o possível paradeiro do foragido: os policiais iam atrás de pistas de Buda, que escapava, mas apreendiam as drogas que ele comercializava, ainda segundo o delegado. 

— O crime organizado tem lideranças. Ele certamente será substituído por outra pessoa que manterá o tráfico.

Publicidade

Enquanto seguiam nova pista, nesta terça, policiais em um carro descaracterizado cruzaram com o de Buda na Rodovia Presidente Dutra.

— Pedimos reforço de viaturas caracterizadas e do Pelicano [o helicóptero da Polícia Civil]. Não sabíamos se ele estava sozinho, se tinha armas.

Havia três mandados de prisão contra Buda, por porte de armas, falsificação de documentos e extorsão mediante sequestro. Em 2010, ele deixou o Centro de Progressão Penal de Rio Claro, no interior, onde cumpria uma de suas penas, e não voltou mais. Era foragido desde então.

Dez mais

Buda figurava na lista dos dez criminosos procurados do Estado desde julho do ano passado - quando o ranking ela liderado pelo ex-médico Roger Abdelmassih.

— Não demos tanto destaque para ele [Buda] porque muita exposição poderia atrapalhar a investigação. Mas ele que era, de fato, o fugitivo mais procurado de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.