Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tarcísio escolhe Capitão Derrite para a Segurança Pública e Esper Kallás para o Butantan 

Roberto de Lucena assumirá a Secretaria de Turismo, e o ex-prefeito Gilberto Kassab foi confirmado como secretário de Governo

São Paulo|Do R7

Governador eleito Tarcísio de Freitas e Capitão Derrite
Governador eleito Tarcísio de Freitas e Capitão Derrite Governador eleito Tarcísio de Freitas e Capitão Derrite

O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tomará posse em janeiro, confirmou nesta quarta-feira (30) mais três secretários para o novo Governo do Estado de São Paulo.

São eles: Guilherme Derrite, conhecido como Capitão Derrite, para a Segurança Pública; Roberto de Lucena, para a Secretaria de Turismo; e Gilberto Kassab, para a Secretaria de Governo. 

Além deles, foi anunciado o médico infectologista Esper Kallás como novo presidente do Instituto Butantan, e Inês Coimbra foi reconduzida à Procuradoria-Geral do Estado.

Os nomes foram anunciados pelo coordenador-geral de transição, Guilherme Afif Domingos.

Publicidade

Eles se juntam aos demais secretários anunciados até o momento: Arthur Lima, na Casa Civil; Eleuses Paiva, na Saúde; Renato Feder, na Educação; e Natalia Resende, na Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes. 

Veja o perfil de cada um dos futuros secretários

Publicidade

Capitão Derrite

Oficial da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comandou o pelotão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de 2010 a 2013, e o pelotão de força tática no 49° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em 2013.

É formado em direito e em ciências policiais e segurança pública, com pós-graduação em ciências jurídicas e direito constitucional. Em 2018, foi eleito deputado federal por São Paulo e reeleito para mais um mandato em 2022.

Publicidade

Gilberto Kassab

Economista, engenheiro civil e empresário, atualmente é presidente nacional do PSD. Foi ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (2016 a 2018), ministro das Cidades (2015 a 2016) e, por duas vezes (2006 e 2009), prefeito da cidade de São Paulo. Também exerceu o cargo de deputado federal por São Paulo em duas oportunidades.

Roberto de Lucena

Está no terceiro mandato como deputado federal. Foi presidente do Grupo Parlamentar de Apoio Brasil-Organização das Nações Unidas e secretário de Turismo em São Paulo, em 2015 e 2016. Foi vice-presidente da Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados e é membro da Frente Parlamentar do Turismo no Congresso Nacional. Foi também secretário de Transparência da Câmara dos Deputados e presidiu a Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Controle. É um dos líderes da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional.

Esper Kallás

Esper Kallás é médico infectologista, professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordena o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP e é vice-coordenador da Comissão de Pesquisa da faculdade.

Coordena o ambulatório de HIV e Aids do Hospital das Clínicas da FMUSP, que assiste mais de 4.000 pessoas com tratamento e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Tem quase 270 trabalhos científicos publicados, principalmente na área de doenças infecciosas. Participou do desenvolvimento de novos meios para tratar e prevenir a infecção pelo HIV e de estudos para a compreensão de viroses transmitidas por mosquitos, como zika, dengue e febre amarela.

Inês Coimbra

Advogada, mestre em direito do estado pela PUC-SP e professora do curso de especialização em direito administrativo da instituição. É procuradora estadual de carreira há 18 anos, com atuação nas áreas de regularização fundiária e imobiliária, saúde, habitação popular, concessões e PPPs. Desde 2018, é chefe da assessoria jurídica do gabinete da Procuradoria-Geral do Estado. Em 2022, foi nomeada procuradora-geral do estado, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.