Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TJ mantém condenação de Gil Rugai e emite novo mandado de prisão

Estudante foi condenado pelo assassinato do pai e da madrasta em 2004

São Paulo|Do R7

Tribunal de Justiça de São Paulo emite novo mandado de prisão para Gil Rugai
Tribunal de Justiça de São Paulo emite novo mandado de prisão para Gil Rugai Tribunal de Justiça de São Paulo emite novo mandado de prisão para Gil Rugai

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu na manhã desta terça-feira (4) manter a condenação do estudante Gil Rugai, condenado, em fevereiro de 2013, pelo assassinato do pai, o publicitário Luiz Carlos Rugai, e da madrasta, Alessandra de Fátima Trotino. Além disso, foi emitido um novo mandado de prisão. A decisão é uma resposta ao pedido dos advogados de defesa, que recorreram da sentença expedida no ano passado, pedindo a anulação do júri.

Apesar de haver um habeas corpus tramitando no STF (Supremo Tribunal Federal), que poderia manter o estudante em liberdade, mesmo após a condenação, o TJ afirma que o pedido não afeta a nova decisão e Gil Rugai será preso. Ainda de acordo com o TJ, caso a defesa tenha interesse, será necessário fazer uma nova solicitação de habeas corpus, pois o pedido não tem mais validade por ser embasado em uma decisão anterior.

Caso

Rugai foi sentenciado a 33 anos e nove meses de reclusão pelo crime de duplo homicídio qualificado por motivo torpe. Porém, o estudante não saiu preso do Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, onde aconteceu a audiência.

Publicidade

Com base nos indícios encontrados durante a apuração da polícia na época do duplo homicídio, Gil Rugai, então com 20 anos, teve a prisão preventiva decretada uma semana após os assassinatos.

Em abril de 2006, o STF determinou que Rugai fosse solto. A avaliação de alguns ministros foi de que havia "excesso de prazo na prisão cautelar". Significa dizer que o réu estava muito tempo preso sem julgamento.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Ele passou, então, a responder ao processo em liberdade até que, em 2008, uma reportagem da Rede Record flagrou o estudante em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Rugai estava morando na cidade gaúcha e pretendia prestar vestibular para medicina na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). O rapaz havia deixado São Paulo sem informar a Justiça e, por essa razão, o Ministério Público pediu que fosse decretada nova prisão preventiva.

Publicidade

Ele foi preso em setembro daquele ano, mas, em fevereiro de 2009, deixou a Penitenciária 2 de Tremembé após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) conceder, em caráter liminar, habeas corpus para que fosse solto.

Seis meses depois, o próprio STJ revogou a liminar e o estudante foi mais uma vez detido, mas ficou na cadeia apenas por algumas horas. O STF concedeu outra liminar para que Rugai fosse colocado em liberdade. 

Caso seja preso, Gil Rugai deve ficar menos de quatro anos na cadeia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.