Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Trauma” provocado por instrumento teria causado morte de mulher após lipo

R7 teve acesso à declaração de óbito da paciente

São Paulo|Ana Cláudia Barros, do R7

morte-lipoaspiração
morte-lipoaspiração morte-lipoaspiração

“Hemorragia interna aguda traumática”. Esta teria sido a causa da morte da motorista Maria Irlene Soares da Silva, de 43 anos, segundo declaração de óbito do IML (Instituto Médico Legal). Maria Irlene morreu na última quinta-feira (13), durante cirurgia de lipoaspiração e colocação de implantes de silicone. O procedimento foi realizado na Clínica Wagner Fiorante, na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo.

O R7 teve acesso ao documento por meio de familiares da motorista. A declaração de óbito traz ainda como causa mortis da paciente “trauma abdominal”/“instrumento cirúrgico”.

Segundo cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde, "para preencher adequadamente uma declaração de óbito, o médico deve declarar a causa básica do óbito em último lugar, estabelecendo uma sequência, de baixo para cima, até a causa terminal ou imediata".

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Veja outras cirurgias plásticas que terminaram em tragédia

A reportagem ligou para a clínica e para o celular da secretária do médico diversas vezes mas, até a publicação desta matéria, não havia obtido retorno.

Publicidade

Procurado, o delegado Paul Henry Verduraz, responsável pela investigação do caso, informou que ainda não teve acesso ao documento e, por esta razão, não iria se manifestar.

À polícia, o médico afirmou que havia feito todos os exames necessários em Maria Irlene e que ela teria sofrido uma “parada cardíaca”durante a cirurgia.

Publicidade

No início do ano, outra mulher morreu durante lipoaspiração realizada na Clínica Wagner Fiorante. Segundo o delegado Verduraz, a paciente teve "perfuração de órgãos". Por esse episódio, o médico poderá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Indignada, a irmã da motorista Maria Alice afirmou que a família pretende processar a clínica.

— A gente tem que abrir um processo e fechar aquela clínica. Hoje foi minha irmã, amanhã pode ser um parente seu.

O laudo necroscópico, que irá fornecer informações mais detalhadas sobre a causa da morte da motorista, deverá ser concluído em 30 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.