Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Triplica total de mortos por policiais militares em serviço na capital

PM matou 85 pessoas em supostos confrontos no 1º trimestre. No Estado, número mais que dobrou

São Paulo|Alvaro Magalhães, do R7

O número de pessoas mortas em supostos confrontos com policiais militares em serviço na capital praticamente triplicou no primeiro trimestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado, indicam números da Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgados nesta sexta-feira (25).

De acordo com as estatísticas, o total de mortos pela PM na cidade de São Paulo chegou a 85 nos três primeiros meses de 2014. No mesmo período, um policial militar em serviço foi morto na capital. O levantamento não traz o número de policiais mortos fora de serviço.

Em 2013, foram 29 mortos pela PM em supostos confrontos e dois policiais em serviço assassinados.

No Estado inteiro, também houve alta no número de mortos pela PM. Foram registrados 156 mortes em supostos confrontos no primeiro trimestre de 2014, ante 67 no mesmo período do ano passado. No total, três policiais militares em serviço morreram — número idêntico ao de 2013.

Publicidade

Tanto na capital como no Estado, os números de mortos em supostos confrontos são os mais altos para o primeiro trimestre dos últimos dez anos.

As estatísticas, porém, seguem abaixo do nível do quarto trimestre de 2012, quando houve 91 mortes na capital e 178 no Estado. Na época, o Estado vivia também uma alta no total de homicídios e o então secretário Antonio Ferreira Pinto foi exonerado.

Publicidade

O total de feridos em supostos confrontos com a PM também cresceu. Na capital, foram 73 pessoas neste ano, ante 34 no ano passado. No Estado, as estatísticas apontam 142 feridos em 2014, ante 77 em 2013.

Polícia Civil

Publicidade

No primeiro trimestre, a Polícia Civil foi responsável pela morte de quatro pessoas na capital e de sete pessoas no Estado em supostos confrontos.

No ano passado, ninguém havia sido morto em confronto com a Polícia Civil na capital. No Estado inteiro, duas mortes haviam sido registradas.

Ousadia

Questionada, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que "o aumento do número de mortes em confronto com a Polícia Militar demonstra, a priori, a ousadia dos criminosos, que optam por enfrentar os policiais".

"No entanto, todos os casos de mortes em decorrência de intervenção policial são investigados pela Polícia Civil e Corregedoria da PM", prossegue o texto da pasta. "Nos casos em que há crimes ou irregularidades, os policiais são punidos."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.