Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unicamp amanhece com pichações racistas e ameaças em institutos

Instituto de Estudos da Linguagem e de Geociências tiveram suas paredes, banheiros e computadores pichados com suásticas e ameaças de massacre

São Paulo|Ugo Sartori, do R7*

Unicamp tem pichações incitando o racismo, o nazismo e a supremacia branca
Unicamp tem pichações incitando o racismo, o nazismo e a supremacia branca Unicamp tem pichações incitando o racismo, o nazismo e a supremacia branca

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) teve alguns de seus muros, banheiros, mesas e telas de computadores pichados com insitações racistas, apologias ao nazismo e à supremacia branca na noite desta terça-feira (14).

As pichações foram feitas no IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) e no IG (Instituto de Geociências). A Biblioteca Antonio Cândido também foi alvo dos ataques racistas, suásticas foram desenhadas nas telas dos computadores.

Para a universidade, o maior problema não foi a degradação do patrimônio público, mas sim "o simbolismo dos desenhos e o teor das mensagens". A nota em seu site ainda afirma que as ações são "totalmente incompatíveis com os valores da Unicamp e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade acadêmica que preza a democracia, a paz e a diversidade".

Além das suásticas, das insitações racistas e apologia ao "Poder Branco", outras pichações fazem ameaças aos alunos e à segurança na universidade. "Vai ter massacre Columbine", diz uma das mensagens, fazendo referência ao massacre ocorrido em 1999, na Universidade de Columbine, no Colorado, Estados Unidos, que terminou com a morte de 15 pessoas, incluindo os estudantes que praticaram a chacina. 

Publicidade

"A Reitoria tomará todas as providências para apurar o fato e prestará todo o apoio necessário às duas unidades para garantir que o autor desses atos deploráveis seja identificado e devidamente processado dentro e fora da Universidade."

Uma estudante do IG, que pediu a reportagem do R7 para não ser identificada por segurança, disse que essa não é a primeira vez que inscrições ofensivas, racistas e nazistas aparecem pela universidade. "Isso acontece uma vez por semestre pelo menos e não pode ser considerado uma brincadeira, ainda mais pela referência dos desenhos. A gente fica preocupado com isso", disse a aluna.

Publicidade

A nota ainda informa que as imagens das câmeras de segurança foram entregues à Polícia Civil e que um boletim de ocorrência foi registrado para que seja feita a investigação do caso.

*Estagiário do R7, com supervisão de Ingrid Alfaya

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.