Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usuários se queixam de problemas em recarga do Bilhete Único, que já duram quatro meses

Rede Ponto Certo suspendeu a venda de créditos em novembro de 2015

São Paulo|Giorgia Cavicchioli, do R7

Usuários precisam enfrentar longas filas na estação Barra Funda
Usuários precisam enfrentar longas filas na estação Barra Funda Usuários precisam enfrentar longas filas na estação Barra Funda

Desde que a Rede Ponto Certo suspendeu a venda de créditos do bilhete único em novembro de 2015, usuários do Metrô estão tendo problemas para fazer a recarga. A empresa decidiu paralisar e recolher as máquinas de recarga por problemas no contrato com o governo. Na estação Barra Funda, por exemplo, um dos seguranças afirma que todas as máquinas foram retiradas há meses.

A engenheira Telma Laborini conta que, para carregar o bilhete único, ela precisa ir até a estação Sé, pois só lá ela consegue fazer a recarga. Mesmo assim, ela diz que tem que encarar longas filas.

— Eu vou deixar para carregar lá na Sé, mas no meu horário de almoço para quando eu estiver mais tranquila para esperar na fila.

Ela disse que, nesta sexta-feira (10), optou por comprar o bilhete unitário porque achava que iria “demorar menos”. Telma afirma que tudo melhoraria se existissem mais máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações.

Publicidade

— Eu acho que são poucas máquinas. Eu sinto muita dificuldade nisso. São filas bem grandes todos os dias para você conseguir carregar o cartão.

A secretária Karine Oliveira afirma que está com dificuldade para fazer a recarga há, pelo menos, três meses. Segundo ela, as filas são sempre “enormes”.

Publicidade

— Antes, ainda tinham alguns caixas eletrônicos para fazer a recarga. Ás vezes, a gente chega e está sem sistema ou em manutenção e a gente perde muito tempo.

Ela diz que tenta fazer as recargas em casas lotéricas, mas que a fila também é grande: “Mas, pela correria, tem dia que eu prefiro pagar em dinheiro um unitário porque eu preciso ir rápido. Aí tem que suportar a fila para comprar um ticket também”.

Publicidade
Metrô diz que está dobrando rede de atendimento aos passageiros
Metrô diz que está dobrando rede de atendimento aos passageiros Metrô diz que está dobrando rede de atendimento aos passageiros

A estudante Gabriela Xavier afirma que enfrentar as filas grandes já virou uma rotina: “A sorte é que a gente não tem pressa hoje. Mas quando a gente tem, precisa enfrentar essa fila”.

— O automático também não funciona. Eu já tentei várias vezes e não funcionou.

O também estudante Jean Carlos afirma que essa demora “acaba atrasando tudo”. Segundo os dois jovens, poderia existir uma forma mais fácil de carregar os bilhetes.

O R7 entrou em contato com o Metrô que, por meio de nota, disse que “está dobrando sua rede de atendimento aos passageiros que utilizam o bilhete único. Até o final de março, serão instaladas mais 46 máquinas para compra e recarga do bilhete único e 67 terminais de consulta e recarga de saldo (as chamadas abelhinhas), totalizando 113 novos equipamentos”.

Além disso, afirma que “nas estações com maior fluxo de passageiros, como Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê e Jabaquara, onde há terminais rodoviários, o Metrô manterá a venda assistida de bilhetes (com funcionários das empresas concessionárias)”.

O Metrô também lembrou que “a dificuldade enfrentada atualmente pelos passageiros foi causada pelo abandono dos pontos de venda por uma das empresas concessionárias”. Segundo a nota, “o Metrô foi surpreendido pela atitude da empresa Rede Ponto Certo, que foi multada, teve os contratos rescindidos e decretada a suspensão do direito de participar de concorrências e assinar contratos com entidades públicas”.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.