Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que abre e o que fecha em  SP no feriado desta sexta-feira (15)

Rodízio está suspenso durante todo o feriado. Na segunda-feira (18), todos os serviços voltam a funcionar normalmente

São Paulo|Do R7

Cidade de São Paulo tem alguns serviços suspensos durante o feriado
Cidade de São Paulo tem alguns serviços suspensos durante o feriado Cidade de São Paulo tem alguns serviços suspensos durante o feriado

Vacinação, serviços de saúde, atendimento à mulher e transportes. Esses e outros serviços administrados pela Prefeitura de São Paulo tiveram o horário de funcionamento alterado em razão do feriado desta sexta-feira (15). No setor da saúde, algumas unidades terão funcionamento especial entre a sexta-feira e o domingo (17).

Leia também

Confira como fica o horário das principais atividades municipais durante o feriado:

Vacinação

Haverá esquema diferenciado durante os três dias. Na sexta-feira (15) e no sábado (16), as AMAs/UBSs Integradas disponibilizarão, das 8h às 19h, vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite. Poderão se vacinar contra a Covid-19 crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos.

A vacina contra influenza está disponível para idosos acima de 60 anos de idade e trabalhadores de saúde. Contra o sarampo estão elegíveis crianças de seis meses e com menos de cinco anos, além dos profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960. Para poliomielite estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto.

Publicidade

No domingo (17), a população pode procurar a farmácia parceira (nº 995) e tenda (nº 52) da avenida Paulista e os postos montados nos parques. Os parques e a tenda da avenida Paulista aplicarão doses de vacina contra a Covid-19 e contra a gripe para as faixas etárias elegíveis. A farmácia disponibilizará somente vacina contra a Covid-19. Os endereços das unidades podem ser consultados na página Vacina Sampa.

Unidades de Saúde

Estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros Especializados em Reabilitação (CERs); Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).

Publicidade

Transporte

A SPTrans informa que na sexta-feira de feriado o atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. No Posto Central, as lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas, voltando ao funcionamento normal apenas na segunda-feira.

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site. Após a compra dos créditos, é necessário validar os créditos nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

Publicidade

A circulação dos ônibus na sexta-feira será equivalente a de um sábado.

Posto de Apoio à Mulher

A unidade localizada no mezanino do Terminal Sacomã, não fará atendimento na sexta-feira e reabre na segunda-feira (18), das 8 às 17h.

Rodízio de veículos

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informam que o Rodízio de Veículos estará suspenso para carros na sexta-feira.

Direitos Humanos

A Casa da Mulher Brasileira permanece de plantão 24h para atendimento às mulheres vítimas de violência em todos os dias da semana.

Os demais equipamentos de atendimento ao público da SMDHC - Centros de Cidadania e Referência da Mulher; Postos Avançados de Atendimento à Mulher no Metrô e na SPTrans; Centros de Cidadania LGBTI; CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes); Centros de Referência de Promoção de Igualdade Racial e Polo Cultural José Lewgoy (Polo Cultural da Terceira Idade) fecham na sexta-feira (15) e retomam o atendimento na segunda-feira.

A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos mantém atendimento de plantão pelo WhatsApp. Os interessados podem utilizar os serviços registrando os pedidos pelo formulário para cadastro de desaparecidos disponível no site da SMDHC . O Posto Avançado de Localização Familiar e Desaparecidos, próximo à Estação Júlio Prestes, permanecerá fechado nos dias 15, 16 e 17, retornando às atividades presenciais na segunda-feira.

Em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, os conselhos tutelares de cada região do município podem ser acionados por meio de plantão telefônico. O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua e ônibus itinerante de prestação de serviços PopRua, não funcionam no feriado e no final de semana (dias 16 e 17), o mesmo ocorre com os serviços de inclusão Recifran e Reviravolta.

Assistência Social

Na sexta-feira estarão abertas as unidades dos SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), SEAs (Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua), Centros de Acolhida, CPAS (Coordenação de Pronto Atendimento Social), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Estarão fechadas as unidades dos SAS (Superintendências de Assistência Social), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), Centros POP (População em Situação de Rua), NPJ (Núcleos de Proteção Jurídico-Social), CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes).

Também estarão fechados os CJs (Centros para Juventude), CEDESP (Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo), NCIs (Núcleos de Convivência para Idosos), NAISPD (Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência), Centros Dia, CRECIs (Centros de Referência da Cidadania do Idoso).

Por fim, estarão fechados ainda o Circo Social, SASF (Serviços de Assistência Social à Família), CCInter (Centros de Convivência Intergeracional), CDCM (Centros de Defesa e Convivência da Mulher) , SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), MSE (Serviço de Meidas Socioeducativas em Meio Aberto), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Trabalho

As unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), a rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, não funcionam no dia 15.

As unidades da Escola Professor Makiguti, nas regiões Leste e Norte, também não terão atendimento durante o feriado. O CFCCT (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) terá as instalações, o parque e o cinema funcionando no mesmo horário, das 9h às 18h.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.