Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vereador de SP quer cassar título de Cidadão Paulistano de Lula

Projeto de lei, de autoria de Rinaldi Digilio (PRB), foi protocolado hoje (13). O empresário Marcelo Odebrecht pode perder a honraria também

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7

Vereador que cassar título de Cidadão Paulistano de condenados em 2ª instância
Vereador que cassar título de Cidadão Paulistano de condenados em 2ª instância Vereador que cassar título de Cidadão Paulistano de condenados em 2ª instância

O vereador Rinaldi Digilio (PRB) apresentou nesta sexta-feira (13) um projeto de lei (132/2018) que propõe revogar todos os títulos concedidos para aqueles condenados a partir da segunda instância.

O título de Cidadão Paulistano é dado pela Câmara Municipal para pessoas que não nasceram em São Paulo, mas que fizeram feitos importantes para a capital.

“Se a Justiça entende que essas pessoas podem ser presas, a Câmara Municipal não pode deixa-la como homenageada, até porque esse é um título dado pelos vereadores, mas que tem como finalidade servir como homenagem do conjunto dos munícipes. A população não pode passar pelo constrangimento de ter dado um título para um criminoso", afirmou.

O legislativo paulista já concedeu o título, por exemplo, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, para o empresário Marcelo Odebrecht, condenado a 19 anos de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção e integrar organização criminosa pela Operação Lava-Jato, e para o médico Roger Abdelmassih, condenado a 181 anos de prisão pelo estupro de suas pacientes. Este último teve a honraria cassada pelos vereadores em 2011.

Publicidade

Para cassar a honraria, atualmente, é preciso realizar votação no legislativo e ter aprovação de dois terços dos vereadores.

Caso projeto seja aprovado, Lula perde título de Cidadão Paulistano
Caso projeto seja aprovado, Lula perde título de Cidadão Paulistano Caso projeto seja aprovado, Lula perde título de Cidadão Paulistano

Além da revogação dos títulos, o vereador também prevê a proibição de novas honrarias para condenados e regula a cassação das existentes um dia após a publicação da sentença de condenação do homenageado.

Publicidade

Digilio entrará, ainda, com um requerimento para a assessoria jurídica da Câmara levantar quantas e quais pessoas já receberam o título de Cidadão Paulistano já foram condenadas em segunda instância.

"Esses casos como do Lula e do Odebrecht são os que conhecemos. São Paulo deve estar prestando homenagens para muitos criminosos que não conhecemos e a burocracia de ter de aprovar um projeto para cada revogação é um absurdo", disse.

Atualmente, a única exigência para a concessão da honraria é a análise da biografia por feitos relevantes e anuência do homenageado, o que torna a análise subjetiva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.