Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vereadores se reúnem na Câmara para discutir a corrupção

1ª Conferência Estadual dos vereadores aconteceu neste sábado (11)

São Paulo|Peu Araújo, do R7

Evento discutiu o cenário político, as eleições de 2018 e a construção da nova política
Evento discutiu o cenário político, as eleições de 2018 e a construção da nova política Evento discutiu o cenário político, as eleições de 2018 e a construção da nova política

Vereadores, presidentes regionais, secretários, agentes comunitários e líderes políticos se reuniram no início da tarde deste sábado (11) para a 1ª Conferência Estadual dos Vereadores, realizada na Câmara Municipal de São Paulo.

O evento, que tinha o intuito de discutir o cenário político, as eleições de 2018 e a construção da nova política, reuniu cerca de 300 pessoas e incitou um debate sobre os temas.

O evento começou por volta das 13h. Cerca de 30 minutos depois o anfitrião, o vereador da cidade de São Paulo André Santos, do PRB, abriu os trabalhos. Ele afirmou que a resposta que o partido ouviu veio das urnas. Segundo Santos, a população disse "Nós estamos em busca de uma nova política."

Ana Karin, Coordenadora estadual do PRB, falou sobre o espaço feminino dentro do partido e reforçou a importância das mulheres na política. "Nós temos três prefeitas e 31 vereadoras", disse. Karin acrescentou que o objetivo é crescer ainda mais. "As mulheres têm que estar aqui fazendo parte e diferença", concluiu.

Publicidade

Aildo Rodrigues, presidente municipal do partido, fez uma breve fala saudando e agradecendo a presença das centenas de pessoas que lotaram o salão nobre.

Na sequência, Sérgio Fontelas, presidente estadual do partido, também celebrou a casa cheia e deu um recado do ministro Marcos Pereira, que não pode estar presente ao evento. Fontelas afirmou que o ministro está realizando exames, mas reiterou que não há nenhum problema de saúde.

Publicidade
Cerca de 300 pessoas lotaram o salão nobre da Câmara Municipal
Cerca de 300 pessoas lotaram o salão nobre da Câmara Municipal Cerca de 300 pessoas lotaram o salão nobre da Câmara Municipal

O presidente estadual do PRB afirmou que o partido é uma família e acrescentou. "Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto."

O deputado estadual Wellington Moura falou na sequência e corroborou o discurso anterior. "A gente vê que o PRB está unido, é uma família." Moura fez ainda uma reflexão sobre a importância dos políticos eleitos. "As pessoas estão desacreditadas, não da política, mas do político", pontuou. E fez um breve resumo do cenário político atual.

Publicidade

Vinicius Carvalho, deputado federal pelo PRB, fez um discurso enaltecendo a presença da coordenadora estadual Ana Karin, a única mulher presente na bancada. Ele incentivou a presença feminina nas próximas eleições. "O PRB não trata a mulher como uma cota, mas como uma necessidade."

O vereador da cidade de São Paulo Atilio Francisco, o primeiro eleito pelo partido na capital paulista, revelou que o caminho até aqui não foi fácil e acrescentou: "A verdadeira política tem de ser feita com vontade e disposição". Ele pediu para os vereadores presentes se levantarem no salão nobre, os saudou e pediu: "Conte conosco, porque nós vamos trabalhar para fazer a diferença."

Por volta de 14h30, Karina Kufa, presidente do Ipade (Instituto Paulista de Direito Eleitoral) abordou a reforma política, as mudanças e o impacto nas eleições de 2018. "Eu costumo chamar de deforma política", afirmou, e apontou problemas nas reformas atuais, como a representatividade feminina. Ela apresentou, principalmente aos futuros candidatos, um panorama de como será a eleição no ano que vem.

Para finalizar, o assessor de Marcos Pereira, o jornalista Diego Polachini, falou sobre a comunicação política e eleitoral além das redes sociais e do mundo virtual. Ele faz uma breve explicação sobre a relação dos políticos com a imprensa. "A relação geralmente tem de ser boa."

Polachini acrescentou. "Jornalista depende de informação" e explicou que a relação de confiança com a imprensa vem a partir desta relação.

Ele alertou ainda sobre a fragilidade das redes sociais. "É mais fácil destruir reputações do que construir relações."

O evento terminou no meio da tarde deste sábado (11) e lotou o salão nobre da Câmara Municipal da cidade de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.