Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

255 médicos cubanos vão atuar em São Paulo

Capital paulista recebe 82 médicos nesta etapa do programa

Saúde|

Os profissionais selecionados na segunda etapa do programa Mais Médicos, do governo federal, começarão a atender a população na segunda-feira (4). Nesta nova leva, o Estado que receberá o maior número de médicos é São Paulo, com 276 profissionais que desembarcaram na tarde deste sábado (26), na Base Aérea de Guarulhos, na Grande São Paulo, e foram recepcionados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Até março, de acordo com Padilha, o Estado terá “pelo menos” 2.500 médicos pelo programa. Ele reforçou que o critério de distribuição dos médicos toma por base o tamanho da população dependente do SUS (Sistema Único de Saúde) na região e o montante de pobres que recebe atendimento. “São Paulo foi o que mais demandou médicos para o Ministério da Saúde, por isso também é o que mais recebe médicos mês a mês”, disse.

A capital paulista recebe 82 médicos nesta etapa do programa. Guarulhos terá 17 e Campinas, no interior do Estado, 13. Padilha diz que há cidades grandes contempladas por profissionais, pois existem “bairros inteiros em que a prefeitura, com todo o esforço, não consegue garantir um médico permanente no posto de saúde”.

Nova leva de profissionais conhecerão SUS na prática a partir desta segunda

Publicidade

Ele rechaçou a ideia de que a distribuição tenha conotação política. Na segunda etapa do programa, só mais dois Estados, além de São Paulo, terão o reforço de mais de 200 profissionais: Bahia (274) e Ceará (212). Dos 276 médicos que chegaram ao Estado, 255 são cubanos. É o caso da médica Nancy Garcia, que atenderá a população de Americana, no interior. Segundo ela, a visão sobre a saúde do País, para quem vive no exterior, é de que há médicos que não se habilitam a visitar lugares distantes.

Médicos com diploma estrangeiro começam a atender em uma semana

Publicidade

Recuperação

Quatorze profissionais estrangeiros ficaram de recuperação no segundo curso de acolhimento do Mais Médicos. Eles fizeram a prova anteontem, tiraram nota inferior a 5 e passarão por reforço. Neste sábado, começou a operação para transporte dos 1.947 profissionais aprovados na prova. Outros 220 seriam avaliados. Os médicos formados no exterior e aprovados serão transferidos, até esta terça-feira (29), para as capitais do País.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.