Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anorexia nervosa tem relação com metabolismo, segundo estudo

Atualmente, distúrbio de imagem é tratado com terapia comportamental, mas análises de DNA encontraram ligações com o funcionamento do corpo 

Saúde|Do R7

Pessoas com anorexia se acham sempre acima do peso
Pessoas com anorexia se acham sempre acima do peso Pessoas com anorexia se acham sempre acima do peso

Pesquisadores norte-americanos descobriram por meio de análises de DNA que a anorexia nervosa não é apenas um distúrbio psiquiátrico.

A doença faz com que o paciente tenha uma preocupação excessiva com o peso e a forma física, fazendo com que emagreça muito além do que deveria.

Amostras de material genético de quase 17 mil pessoas com anorexia nervosa e de outros 55 mil indivíduos saudáveis foram estudadas e se encontrou uma relação da doença com o funcionamento do organismo.

Leia mais: Infecções na infância aumentam risco de anorexia na adolescência

Publicidade

"Quando pensamos em anorexia nervosa, precisamos pensar que não é apenas um distúrbio psiquiátrico, mas também metabólico", afirmou a pesquisadora Cynthia Bulik, supervisora do estudo, à rede de TV norte-americana CNN.

A descoberta é importante porque hoje se trata a anorexia basicamente com terapia comportamental. No futuro, médicos poderão se ater aos componentes metabólicos da doença.

Publicidade

Agora, o desafio dos pesquisadores é identificar qual é o peso desses componentes metabólicos no transtorno.

A taxa de mortalidade da anorexia é de cerca de 20%, o que torna a doença mais letal do que o câncer de mama, por exemplo. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.