Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa avalia mudanças para agilizar pesquisas clínicas no País

Alterações em regras são reivindicadas por centros de estudo, universidades e laboratórios 

Saúde|

Em 2014, uma proposta de resolução tornando mais ágil o processo foi apresentada na Anvisa
Em 2014, uma proposta de resolução tornando mais ágil o processo foi apresentada na Anvisa Em 2014, uma proposta de resolução tornando mais ágil o processo foi apresentada na Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de avaliar nesta quinta-feira (5) mudanças para tornar mais ágil as regras para autorização de pesquisas clínicas no País. Uma das medidas propostas é a fixação de um prazo máximo para a análise do pedido do estudo. Caso a solicitação não seja avaliada no tempo determinado, a aprovação seria automática. A tendência é a de que diretores aprovem a proposta.

As mudanças nas regras para pesquisa são reivindicadas por centros de estudo, universidades e laboratórios farmacêuticos há tempos. Ano passado, uma proposta de resolução tornando mais ágil o processo foi apresentada na Anvisa e colocada em consulta pública, por 60 dias.

Críticos do formato atual afirmam que o processo de análise é lento, algo que acaba diminuindo o interesse de grandes farmacêuticas em realizar a pesquisa clínica no Brasil. Os estudos que antecedem a liberação de remédios são geralmente desenvolvidos em vários centros de pesquisa, de forma simultânea.

Demora na aprovação de novos remédios prejudica tratamento contra o câncer no Brasil

Publicidade

As unidades escolhidas para participar de trabalhos muitas vezes são beneficiadas com investimentos de infraestrutura dessas empresas, interessadas em padronizar tanto o atendimento, o acompanhamento e análise das informações obtidas durante o processo.

Críticas ao SUS vão de lentidão do diagnóstico de câncer a demora nos exames

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.