Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa detecta falha em autoteste de HIV e SUS suspende distribuição

Imprecisão foi encontrada em dois lotes adquiridos pelo Ministério da Saúde; a distribuição é um projeto-piloto e ocorria em 14 cidades desde janeiro

Saúde|Deborah Giannini, do R7

O objetivo do autoteste é ampliar as ferramentas para diagnóstico da doença
O objetivo do autoteste é ampliar as ferramentas para diagnóstico da doença O objetivo do autoteste é ampliar as ferramentas para diagnóstico da doença

O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente a distribuição de kits de autoteste de HIV no SUS, como medida de prevenção, devido à imprecisão de diagnóstico detectada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dois lotes do produto.

Leia também: "Vírus HIV pode ser controlado, discriminação, não", diz soropositivo

A distribuição de kits ocorre desde janeiro como um projeto-piloto em 14 cidades, sendo elas Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

A Anvisa realizou a análise dos kits a pedido do Ministério da Saúde depois de relatos de problemas na finalização do resultado de dois lotes do total 98 adquiridos pela pasta - cada lote tem 4 mil testes, em média.

Publicidade

A Anvisa informou, por meio de nota, que prosseguirá com a investigação de amostras representativas de outros lotes dos kit de autoteste.

Saiba mais: Quase 10 milhões de pessoas ainda não sabem que têm o vírus HIV

Publicidade

Já o Ministério da Saúde orienta a quem fizer o autoteste que observe a linha de controle. "Caso esteja ausente, o que torna o teste inválido, a pessoa deve procurar os locais onde pegou o produto para realizar outra alternativa de diagnóstico rápido", informou por meio de nota.

O teste funciona nos moldes de um teste de gravidez, mas, em vez de urina, o dispositivo deve ser colocado em contato com uma pequena quantidade de sangue. O resultado positivo ou negativo é manifestado por meio do surgimento de uma ou mais linhas de controle.

Publicidade

Leia também: 'Como consegui justiça após meu namorado infiel me contaminar com HIV'

A maioria dos testes dos lotes com defeito havia ausência de linhas, o que impedia a interpretação dos resultados.

Brasil tem o maior número de casos de HTLV do mundo, o primo do HIV:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.