Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa registra vacina inédita contra gripe no Brasil

Quando chegar ao mercado, pacientes e médicos contarão com uma nova opção de prevenção

Saúde|

As atuais vacinas influenza registradas na Anvisa e utilizadas na vacinação no País são trivalentes
As atuais vacinas influenza registradas na Anvisa e utilizadas na vacinação no País são trivalentes As atuais vacinas influenza registradas na Anvisa e utilizadas na vacinação no País são trivalentes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta segunda-feira (3), o registro de uma vacina contra a gripe inédita no Brasil, a vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada). A partir do momento que a vacina chegar ao mercado, pacientes e médicos passarão a contar com uma nova opção de prevenção contra a gripe.

As atuais vacinas influenza registradas na Anvisa e utilizadas na vacinação no País são trivalentes — imunizam contra três cepas de vírus influenza: dois tipos de cepa A e um tipo de cepa B. Já a vacina tetravalente (fragmentada, inativada) é composta por dois tipos de cepas do vírus influenza B, adicionalmente às cepas influenza A.

A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com base nas informações recebidas no mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Assim, a cada ano, a vacina da gripe é modificada com o objetivo de proteger contra os tipos mais comuns de vírus.

Está com medo de tomar vacina contra gripe? Especialista tira principais dúvidas

De acordo com informações do portal da Anvisa, a vacina influenza tetravalente lançada nesta segunda-feira é indicada para imunização ativa de adultos e de crianças com idade acima de três anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.