Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa vai mudar embalagem de alimentos que podem provocar alergia

Consulta pública será aberta para a população opinar sobre a divulgação das informações

Saúde|Do R7

Consulta Pública visa definir alterações nos rótulos de alimentos que contém ingredientes capazes de provocar alergia
Consulta Pública visa definir alterações nos rótulos de alimentos que contém ingredientes capazes de provocar alergia Consulta Pública visa definir alterações nos rótulos de alimentos que contém ingredientes capazes de provocar alergia (Ryan McVay/Getty Images)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quinta-feira (29) a promoção de uma consulta pública para definir alterações nos rótulos de alimentos que contém ingredientes capazes de provocar alergia. Entre as chamadas substâncias alergênicas a serem listadas nas embalagens dos produtos estão: cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe e amendoim; o leite, a soja, castanhas em geral, nozes e os sulfitos (presentes no vinho).

O diretor da Anvisa, Renato Porto, admite que a atual rotulagem de produtos muitas vezes não traz a informação clara de quais substâncias alergênicas estão contidas no alimento. Um dos exemplos citados por ele trata do casinato de sódio, proteína derivada do leite e que pode provocar efeito adverso severo em crianças com intolerância à lactose.

― As pessoas precisam saber que o alimento tem algum produto que pode ter traço alergênico, e que as severidades para o efeito adverso podem ser graves.

Rótulos de alimentos podem ganhar alertas de riscos à saúde

Continua após a publicidade

A consulta pública, segundo Porto, ficará disponível pelo maior prazo possível, de 60 dias, para que a sociedade possa contribuir para a escolha da melhor forma de informar ao consumidor a presença de ingredientes alergênicos em alimentos.

― A gente espera que, em 60 dias, a demanda volte para Anvisa, e que ela consiga trazer a melhor forma de regulamentação.

Quadrilha é presa por vender cerveja barata com rótulo de cerveja cara

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.