Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apesar dos esforços globais, malária ainda mata 500 mil pessoas por ano

Três de cada quatro mortes correspondem a crianças abaixo dos cinco anos, informa OMS

Saúde|

A malária, uma das doenças mortais que mais centrou a atenção da comunidade internacional, mata mais de meio milhão de pessoas por ano e desafia os esforços feitos para ter o controle da doença. Três de cada quatro mortes correspondem a crianças abaixo dos cinco anos, revelou nesta quinta-feira a OMS (Organização Mundial da Saúde), visando o Dia Mundial da Luta contra a Malária, que é lembrado neste sábado (25).

A mortalidade causada pela malária entre os menores teria como uma de suas principais causas o pouco acesso que estes têm a um tratamento, sendo que apenas uma em cada cinco crianças doentes recebe medicação na África, continente que concentra 90% dos casos e de falecimentos. Fatos como o que 278 milhões de pessoas na África não contam com um mosqueteiro tratado com inseticida ou que 15 milhões de mulheres grávidas não recebem uma dose preventiva para evitar o contágio são outras razões para que a propagação da malária continue, disseram especialistas da OMS, como o diretor geral adjunto da OMS responsável de doenças tropicais, Hiroki Nakatani.

— Perante a comemoração do Dia Mundial da Luta contra a Malária neste 25 de abril, devemos reconhecer que é urgente aumentar as medidas de prevenção e melhorar as provas de diagnóstico.

Cientistas australianos conseguem detectar malária com testes respiratórios

Publicidade

Segundo os dados recolhidos pela organização de saúde, em 2013 houve 198 milhões de casos de malária no mundo e 584 mil falecimentos (437 mil de crianças). Isto apesar dos avanços que os especialistas da OMS reconhecem no acesso aos tratamentos, com 392 milhões de doses terapêuticas a base de artemisinina distribuídas em 2013, frente a 11 milhões em 2005. Esta é o tratamento recomendado, por sua provada potência e porque tem efeitos colaterais reduzidos. Sua eficácia aumenta combinada com outros fármacos.

A taxa de mortalidade da malária fica em 47% em nível mundial e em 54% na África, enquanto para os menores de cinco ano é de 53% globalmente e de 58% na África. Estima-se que os esforços de sensibilização e financiamento internacional evitaram quatro milhões de mortes por malária desde 2001.

Publicidade

Mãe morre por 11 minutos durante o parto e volta à vida sem se lembrar de que esteve grávida

No entanto, "milhões de pessoas seguem sem receber tratamento contra a doença, em primeiro lugar porque seu acesso aos centros de saúde é limitado", explicou a OMS. A entidade aconselha que haja provas de diagnóstico em todos os casos suspeitos de malária para garantir que os remédios só sejam usados em pessoas que realmente contraíram a doença.

Publicidade

Existe atualmente uma prova rápida de diagnóstico que está amplamente disponível e da qual foram compradas 319 milhões de unidades em 2013, quase sete vezes mais em comparação com 2008. Isto não impede, no entanto, que 40% das pessoas que chegam a estabelecimentos de saúde na África com suspeita de ter malária não sejam submetidas a teste algum.

A OMS se prepara para apresentar em sua assembleia anual, que será realizada em maio, um novo plano estratégico de luta contra a malária para o período 2016-2030, no qual pretende reduzir em 40% os casos daqui até 2020 e em 90% até 2030.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.