Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atividade física ajuda a conquistar corpo bonito, mas exige tempo, alerta especialista

Acompanhamento médico e adequação do treino são as principais dicas para se dar bem

Saúde|Do R7

Prática de exercícios deve respeitar condições de cada paciente
Prática de exercícios deve respeitar condições de cada paciente Prática de exercícios deve respeitar condições de cada paciente

Começar 2017 com alguns quilos a menos. Esse é um dos principais desejos que muita gente tem para entrar no novo ano com o pé direito e de forma mais saudável.

Uma das opções para começar a mudar os hábitos e ficar com o corpo mais bonito é aderir à prática de exercícios físicos com regularidade. Parece básico, mas se essa nova rotina não for bem planejada, essas atividades podem causar sérias lesões musculares para quem decidiu abandonar o sedentarismo.

Para fazer o passo a passo correto, o ortopedista especializado em joelho e trauma do esporte do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Gabriel Pecchia orienta as pessoas a fazerem uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, que vai analisar desde as condições musculares e das articulações até do sistema cardiopulmonar.

— Um médico do esporte faz um trabalho individualizado que contempla triagem, exames e testes físicos, que vão detectar se a pessoa tem alguma contraindicação para a prática de determinada atividade.

Publicidade

O segredo para se dar bem com os exercícios é só seguir esse roteiro, tudo isso para evitar transtornos com dores musculares causadas por tendinites, entorses, estiramentos ou inflamações.

Segundo Pecchia, outra dica que deve ser levada em conta é o acompanhamento de um profissional, que orienta os pacientes quanto à adaptação ao treino, além da intensidade e do ritmo.

Publicidade

A regra para quem tem doenças pré-existentes como diabetes, problemas cardiopulmonares ou reumatismo não muda muito. A única diferença é que o paciente precisa fazer exames um pouco mais detalhados, com avaliação médica e funcional.

Não tomar banho e outros 'pecados' que sabotam seu corpo depois do exercício

Publicidade

Como entrar em forma com 37 minutos de exercício por semana

A paciência também é um dos ingredientes fundamentais para a receita dar certo. Os resultados não costumam vir da noite para o dia.

Para os ansiosos, a recomendação é não estabelecer metas curtas para alcançar, mas focar na mudança dos hábitos quanto ao que se come.

— A atividade física e uma alimentação saudável devem estar presentes na vida de todos e não apenas ser uma das resoluções de ano novo. Além disso, o exagero nos treinos para quem busca um resultado rápido pode provocar lesões.

Mas se alguém ainda tem dúvida do que fazer para perder o peso, algumas das modas desse verão são as modalidades como Cross Fit, artes marciais, lutas e zumba.

O cuidado com as altas temperaturas da estação mais quente do ano, entretanto, também é outro fator que é necessário ficar atento. Todas essas atividades são de alta intensidade e podem prejudicar joelhos, coluna e ombros.

Por isso, manter-se hidratado é fundamental, a fim de evitar problemas como dores de cabeça, tonturas ou náuseas, e também fazer as atividades em ambientes abertos ou áreas arborizadas antes das 10h e depois das 17h, quando as temperaturas estão mais amenas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.