Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bancos de leite materno estão com estoques baixos. Saiba como doar 

Na Semana do Aleitamento, veja as dicas para se tornar uma doadora de leite humano

Saúde|Do R7

Bancos de leite estão com os estoques muito baixos; mulheres em fase de amamentação podem doar o leite excedente
Bancos de leite estão com os estoques muito baixos; mulheres em fase de amamentação podem doar o leite excedente Bancos de leite estão com os estoques muito baixos; mulheres em fase de amamentação podem doar o leite excedente

Os bancos de leite de São Paulo estão operando com estoques abaixo do ideal e, aproveitando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria do Estado da Saúde está pedindo às mães em fase de amamentação que doem o leite excedente.

O problema é que muitas mulheres têm dúvidas sobre a doação do leite. Temem, muitas vezes, que falte alimento para o seu bebê, caso ela se torne doadora.

O ginecologista e obstetra Edilson Ogeda, coordenador do Núcleo de Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia do Hospital Samaritano, explica que, na fase inicial da amamentação, nem todas as mulheres conseguem perceber se terão demanda extra. 

— Com o passar do tempo, a amamentação acaba sendo customizada para cada bebê, a produção costuma acompanhar a demanda. Mas se a demanda é alta, ou se esta mulher está motivada a doar, ela vai produzir bastante leite e poderá se tornar uma doadora. 

Publicidade

Outro fator que facilita é a orientação de que o bebê esgote as mamadas em cada um dos seios, antes de passar para o próximo. Segundo o médico, hoje há um conhecimento maior sobre o leite materno, e já se sabe que, quando o bebê está mamando em um só peito, a primeira porção é rica em proteína, a segunda, em gordura.

— A mulher que deseja doar pode alternar a ordenha. Se ela estiver amamentando no seio direito, pode ordenhar o esquerdo. Na próxima mamada, oferece o esquerdo e faz a coleta do direito. 

Publicidade

Leia também: Acabou a licença-maternidade? Saiba como continuar com aleitamento materno exclusivo na volta ao trabalho

É importante ter cuidado com o armazenamento do leite, que deve ficar em ambiente refrigerado. Diante da queda nas doações, que despencaram à metade neste ano, alguns bancos de leite até retiram a coleta em domicílio. É o caso do Hospital Geral de Pedreira, uma das unidades que necessitam de doações para atender a mães e recém-nascidos. 

Publicidade

Segundo a nutricionista clínica Bruna Peiker de Oliveira, responsável pelo Banco de Leite da unidade, todo esforço é válido, pois o leite materno é imprescindível para a saúde do recém-nascido, com nutrientes e anticorpos que o protegem de doenças.

— Dependendo da disponibilidade, retiramos o leite coletado em domicílio, caso elas não possam se dirigir ao banco. A sobrevivência de várias crianças depende das doações, seja por estarem abaixo do peso, ou porque suas mães não produzem leite para amamentá-las. 

A nutricionista alerta que, em 2015, houve uma queda acentuada no número de doações.

— No primeiro semestre de 2014, tivemos uma média mensal de 237 doadoras e 27 litros de leite coletados. Neste ano, mensalmente estamos recebendo 164 doadoras e coletando 13 litros de leite.

O volume ideal de leite coletado varia de acordo com a demanda, que hoje seria de 30 litros ao mês no hospital, mais que o dobro da média atual. A queda nas doações ocorre principalmente durante o período de férias e inverno. Assim, a convocação da unidade é uma forma de conscientizar as mães da necessidade de doarem o excedente de leite e não jogá-lo fora.

No Banco de Leite, além da captação, tratamento e doação de leite materno, é oferecido também suporte multiprofissional para mães, bebês e orientações às doadoras sobre diversos temas, como coletar o leite em sua residência, por exemplo.

As interessadas em doar leite podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Geral de Pedreira, pelo telefone (11) 5613-5900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h . O endereço é rua João Francisco de Moura, 251, Vila Campo Grande, São Paulo.

Existem mais de 50 bancos de leite em todo o Estado de São Paulo. A lista completa pode ser consultada no site, por meio do link “Encontre o BLH mais próximo de você”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.