Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bebê Sofia deixa UTI 10 dias após transplante de 5 órgãos

Menina continuará sob cuidados intensivos, após passar por operação

Saúde|

Sofia foi transferida para o quarto na noite desta segunda-feira (20)
Sofia foi transferida para o quarto na noite desta segunda-feira (20) Sofia foi transferida para o quarto na noite desta segunda-feira (20)

Dez dias após ter recebido o transplante simultâneo de cinco órgãos do aparelho digestivo, a menina Sofia Gonçalves de Lacerda, de um ano e três meses, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Jackson Memorial Hospital, em Miami, Estados Unidos.

Às 22h (horário do Brasil) de segunda-feira (20), a criança foi transferida para um quarto do mesmo hospital, segundo informou a mãe, Patrícia Lacerda.

"Já estamos no quarto com ela e agora é continuar com nossas orações para que logo mais ela esteja totalmente recuperada", postou a mãe na página de Sofia numa rede social.

A menina continuará sob cuidados intensivos, após ter recebido de um doador da Flórida novos fígado, estômago, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso. O transplante de um rim, inicialmente previsto, não foi necessário.

Publicidade

Sofia realiza transplante raro e mãe fala sobre acusações

A criança nasceu com síndrome de Berdon, uma doença rara que a impedia de se alimentar e, se não fizesse o transplante, não sobreviveria. A família de Votorantim, região de Sorocaba, mobilizou-se pelas redes sociais e conseguiu na Justiça que o governo brasileiro bancasse o transplante no exterior, já que nenhum hospital do Brasil tinha condições de fazer a cirurgia, complexa e de alto custo — cerca de R$ 2 milhões.

Publicidade

A criança, que nunca havia ingerido alimentos, já recebe uma alimentação especial que estimula o funcionamento do seu novo aparelho digestivo. As primeiras refeições deixaram a menina assustada ao ter sensações comuns a outras crianças, mas que ela ainda não conhecia, segundo descreveu a mãe.

O período de cuidados pós-operatórios depende da resposta do organismo da criança, segundo Patrícia. "Sabemos que o caminho é longo e cada dia de vida é uma vitória como tem sido desde o nascimento dela."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.