Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beber álcool moderadamente pode fazer bem ao cérebro, diz estudo

Pesquisa com quase 20 mil participantes mostrou que o consumo de 10 a 14 doses por semana reduz o declínio cognitivo em pessoas entre 45 e 59 anos

Saúde|Do R7

Beber com moderação faz bem
Beber com moderação faz bem Beber com moderação faz bem

Um estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos, Grécia e China demonstrou que o consumo moderado de álcool pode levar a um declínio mental mais lento em pessoas de meia-idade (entre 45 e 59 anos) e idosas (acima de 60 anos), diferentemente do consumo exacerbado, que desencadeia o efeito oposto. 

O consumo moderado resultou em menores taxas de perda cognitiva, se comparadas a pessoas abstêmias. A pesquisa, publicada no JAMA Network Open, foi conduzida durante nove anos com quase 20 mil pessoas com uma média de idade de 61 anos. Esse grupo foi testado em três áreas: estado psíquico, lembrança de palavras e vocabulário.

Leia também: Mais de 3 xícaras de café por dia eleva 4 vezes risco de pressão alta

Segundo os cientistas, aqueles que se declararam como consumidores moderados de álcool tiveram resultados elevados nos testes de funções cognitivas. Esses resultados foram positivos em pessoas de meia idade.

Publicidade

O estudo mostrou que a perda de cognição foi reduzida em pessoas de meia idade ou mais velhas que consomem, ou já consumiram, bebidas alcoólicas em pequenas ou moderadas quantidades, o que significa até 8 doses por semana, para mulheres e até 15 doses por semana, para homens.

A trajetória positiva tende a se inverter quando se ultrapassa esse limite de moderação, piorando todos os índices avaliados, segundo a pesquisa. 

Publicidade

Apesar de chegarem a esses resultados com testes práticos, os pesquisadores não conseguiram apontar o que, dentro do consumo do álcool moderado, causa esta melhora nas funções cerebrais, sendo necessários novos estudos para avaliar essa correlação.

Cuidados adequados ajudam a vida do cuidador da pessoa com Alzheimer:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.