Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BNDES financiará produção de vacina inovadora contra meningite B

Remédio é fabricado com base em informação genética

Saúde|

Antígenos serão exportados à Itália, onde a multinacional produz a vacina
Antígenos serão exportados à Itália, onde a multinacional produz a vacina Antígenos serão exportados à Itália, onde a multinacional produz a vacina (Elena Elisseeva/Getty Images/iStockphoto)

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou, nesta terça-feira (3), que aprovou um crédito de R$ 804 milhões para que a multinacional Novartis produza no País componentes da Bexsero, uma inovadora vacina contra a meningite B recentemente desenvolvida. O empréstimo aprovado está destinado à construção de uma fábrica de biotecnologia na qual a Novartis Biociências, subsidiária da multinacional no Brasil, produzirá três dos quatro tipos de proteínas usados na fórmula da vacina.

— Trata-se da primeira vacina no mundo contra meningite B a ser produzida a partir de uma tecnologia pioneira na qual o remédio é fabricado com base em informação genética.

As proteínas são produzidas em células da Escherichia coli por meio de tecnologias genéticas. A Bexsero está composta por quatro antígenos, três dos quais serão produzidos na fábrica que a Novartis construirá em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

Vacina brasileira promete ser um tratamento mais eficaz barato contra o câncer de próstata

Publicidade

Vacina 'erradica' vírus semelhante ao HIV em estudo em macacos

Os antígenos serão exportados à Itália, onde a multinacional produz a vacina, que começou a ser distribuída este ano na Europa e é considerada a mais segura e eficaz até agora desenvolvida contra a doença.

— A tecnologia para os processos produtivos dos antígenos fabricados no Brasil será transferida por uma unidade da Novartis na Áustria. O projeto contribuirá para a inserção do Brasil na rota tecnológica da biotecnologia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.