Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil desenvolve kit para diagnosticar agente causador de diarreia

Teste funcionará de forma similar aos testes de gravidez vendidos em farmácias

Saúde|

Teste promete detectar de forma rápida a causa da diarreia
Teste promete detectar de forma rápida a causa da diarreia Teste promete detectar de forma rápida a causa da diarreia

Um kit de diagnóstico que está sendo desenvolvido no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), em parceria com a empresa ColOff promete diagnosticar de forma rápida e barata se a diarreia é causada por bactérias, vírus ou parasitas.

O projeto é financiado pelo Programa Inova Saúde da Finep/MCTI (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), informa o Blog da Saúde, página eletrônica do portal do Ministério da Saúde. Terá custo de R$ 1,5 milhão e deve ser concluído em 2016, quando será entregue o protótipo do teste.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a diarreia mata cerca de 1,5 milhão de crianças por ano e é considerada uma das principais causas de mortalidade infantil.

Intolerância alimentar pode provocar diarreia e enxaqueca, alerta especialista

Publicidade

"O diagnóstico da doença é demorado e pode custar até US$ 1 mil", afirmou o gerente de Inovação do LNBio, Rodrigo Guerra.

O teste funcionará de forma similar aos testes de gravidez vendidos em farmácias e poderá ser utilizado por agentes de saúde em qualquer lugar — até mesmo em áreas muito remotas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.