Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil inicia campanha nacional para prevenção do câncer de pele

País registra 150 mil casos a cada ano; foram instalados 126 postos especiais para exames

Saúde|

Meta da campanha é atender, aproximadamente, 500 mil pessoas que fazem parte do "grupo de risco" para essa doença
Meta da campanha é atender, aproximadamente, 500 mil pessoas que fazem parte do "grupo de risco" para essa doença Meta da campanha é atender, aproximadamente, 500 mil pessoas que fazem parte do "grupo de risco" para essa doença

O Ministério da saúde e a SBU (Sociedade Brasileira de Dermatologia) iniciaram, neste sábado (30), uma campanha nacional para a prevenção do câncer de pele, uma doença que, no Brasil, há 150 mil casos a cada ano. Em todo o País foram instalados 126 postos especiais para realizar exames sobre esse mal, que representa cerca de 30% dos casos de câncer anualmente comprovados.

"Trata-se de uma ação em massa que, além de prevenir, procura conscientizar sobre a variedade de câncer mais comum", declarou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, citada em uma nota da entidade, que organiza o "Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele" juntamente com o Ministério da Saúde.

A meta da campanha é que durante esta jornada sejam atendidas, aproximadamente, 500 mil pessoas que fazem parte do que se considera o "grupo de risco" para essa doença. Segundo um estudo divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, no próximo ano podem ser diagnosticados 576.580 novos casos de câncer no Brasil, frente aos 519 mil de 2012.

Ator Hugh Jackman trata câncer de pele

Publicidade

Exposição ao sol sem proteção causa câncer de pele. Saiba como evitar

As previsões foram realizadas sobre a base de estatísticas da incidência do câncer no País e consideram que, dos 576.580 novos casos previstos para o próximo ano, 182 mil (31,5% do total) serão de pele. Essa previsão não inclui os casos de melanoma, que é o câncer mais comum no Brasil, mas não tão agressivo. Segundo os últimos dados disponíveis, em 2011 foram registradas 184.384 mortes por câncer. Cerca de 30% correspondeu ao que afeta a pele, que, se não é tratado da forma adequada, pode se propagar para os outros órgãos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.