Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Calor intenso desencadeia e agrava dor de cabeça e enxaqueca, alerta neurologista

Hidratação constante do corpo e a ingestão de alimentos leves ajudam a prevenir problemas

Saúde|Do R7

No calor intenso, pessoas com pressão arterial mais baixa podem ter crises de desmaios e tonturas
No calor intenso, pessoas com pressão arterial mais baixa podem ter crises de desmaios e tonturas No calor intenso, pessoas com pressão arterial mais baixa podem ter crises de desmaios e tonturas

O forte calor pode desencadear ou agravar alguns problemas neurológicos. Um deles é a dor de cabeça e a enxaqueca, de acordo com o neurologista André Felício. Estima-se que uma nove em cada dez pessoas terão um episódio de cefaléia na vida.

Segundo o especialista, o calor favorece a desidratação, a hipoglicemia, altera a pressão e os batimentos cardíacos. Por isto, enxaquecosos ou portadores de cefaleia crônica precisam ter cuidado redobrado nesta época do ano.

— É necessário se hidratar muito, procurar lugares mais frescos, na sombra, ingerir alimentos leves e ricos em água.

De acordo com Felício, o sono também pode ser prejudicado no verão, principalmente na mudança do fuso horário, quando o relógio é antecipado em 1 hora. Muitas pessoas têm um ritmo biológico que se altera bastante com pequenas mudanças do ciclo sono-vigília. E alteração de sono, por sua, vez, é mais um fator que desencadeia cefaleias.

Publicidade

Veja como dormir bem nas noites de verão

No calor intenso, pessoas com pressão arterial mais baixa, no limite inferior, são mais sujeitos a desmaios, tonturas e até, mais raramente, crises convulsivas. É muito importante, além de manter a hidratação adequada, mais cuidado ao levantar da posição deitada para posição em pé, e fazer isto pausadamente.

Publicidade

Excesso de sol é principal perigo no verão, dizem especialistas

Finalmente, situações mais incomuns podem ser precipitadas pelo calor intenso. Um deles é o “fenômeno de Uhthoff”, no qual ocorre um agravamento dos sintomas neurológicos em portadores de esclerose múltipla.

Publicidade

— Isto ocorre porque o aquecimento do corpo altera a condução dos impulsos elétricos pelas células nervosas. O outro, menos comum, seria nos casos de doença cerebrovascular, seja acidente vascular cerebral isquêmico ou trombose venosa cerebral, ambos associados ao calor e à desidratação.

Verão pode provocar alergias, micoses e infecções. Veja

Logo, é importante tomar bastante cuidado no calor, em particular, aquelas pessoas que têm problemas neurológicos. Mais importante ainda, medidas simples de prevenção podem amenizar grande parte das queixas que estes pacientes têm nesta época do ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.