Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Células-tronco ajudam a recuperar coração, mostra estudo

Cientistas conseguiram regeneração significativa do tecido cardíaco de ratos com uso células-tronco e de uma substância que provoca resposta imune

Saúde|Do R7

Recuperação cardíaca é objeto de estudos há decadas
Recuperação cardíaca é objeto de estudos há decadas Recuperação cardíaca é objeto de estudos há decadas

Um estudo recente, publicado na revista científica Nature, mostra avanços nas pesquisas científicas envolvendo o uso de células-tronco para regeneração do tecido cardíaco.

As doenças do coração matam cerca de 17 milhões de pessoas em todo o mundo anualmente. Apenas no Brasil são 92 mil casos de morte por infarto agudo do miocárdio, problema que quando não mata pode deixar sequelas.

A possibilidade de recuperar da melhor forma o coração desses pacientes é estudada há décadas, embora as evidências da eficácia do uso de células-tronco ainda sejam escassas.

Na Nature, o estudo conduzido pelo pesquisador de biologia cardiovascular Jeffery Molkentin, do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos, identificou duas terapias comuns com células-tronco que desencadeiam células imunes, chamadas macrófagos, que ajudam a reparar o tecido da área do coração danificada, melhorando a função do órgão.

Publicidade

Leia também: Infarto pode ser silencioso, sem dor no peito. Entenda

Os pesquisadores injetaram em ratos que haviam sido privados de oxigênio (simulando um ataque cardíaco) dois tipos de células usadas nas terapias com células-tronco.

Publicidade

Ao final, descobriu-se que os animais que haviam recebido as injeções de células tiveram uma recuperação da função cardíaca significativamente melhor do que aqueles que tomaram placebo.

No entanto, os cientistas também testaram o uso de um composto químico chamado zymosan, conhecido por provocar uma resposta imune. Os animais que receberam a substância tiveram um resultado ainda mais positivo do que com as células-tronco.

Em vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.