Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CFM discute redução da idade mínima para cirurgia de mudança de sexo

A proposta é de que o procedimento possa ser feito a partir dos 18 anos

Saúde|

Atualmente cinco centros no país estão habilitados para fazer a cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde
Atualmente cinco centros no país estão habilitados para fazer a cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde Atualmente cinco centros no país estão habilitados para fazer a cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde

O Conselho Federal de Medicina (CFM) discute a redução da idade mínima para a cirurgia de mudança de sexo. A proposta é de que o procedimento possa ser feito a partir dos 18 anos e não aos 21, como determina a regra atual. A mudança, ainda em análise por uma comissão formada pelo CFM, é apoiada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). 

— Se a maioridade é de 18 anos, por que esperar mais três anos para permitir a cirurgia?, questiona a presidente da Antra, Keila Simpson.

Keila defende que a partir de 18 anos transexuais tenham também facilitado o acesso a hormônios, essenciais para a transformação. O acesso precoce, argumenta, reduz o risco de que jovens recorram a clínicas clandestinas para o uso de silicone.

— Hoje é tudo complicado, é preciso facilitar o acesso, avalia.

Publicidade

A presidente da Antra diz ser longa a fila de espera tanto para cirurgias quanto para o tratamento com hormônios. "Isso precisa mudar." Ela sugere que a terapia, hoje restrita a centros especializados, possa ser feita também em unidades básicas de saúde.

Mudança de sexo demora até 12 anos no Brasil

Publicidade

As regras do Conselho Federal de Medicina constam numa resolução de 2010.

— Há tempos pedimos a mudança, para que a redação não seja medicalizada. Essa aproximação com o CFM aponta um horizonte mais promissor para discussões mais amplas sobre identidade de gênero, completa a presidente.

Publicidade

O CFM observa que nenhum ponto ainda está definido. A minuta da resolução deverá ser concluída no fim deste mês e submetida ao plenário do colegiado no início do próximo semestre. Para preparar o texto, o CFM consultou representantes de organizações não governamentais além de integrantes do Ministério da Saúde.

Atualmente cinco centros no país estão habilitados para fazer a cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde. O procedimento, no entanto, não é feito de forma rápida. Pessoas interessadas em realizar a mudança precisam passar por uma série de preparativos, que incluem o uso de hormônios. A histerectomia pode ser feita tanto para homens quanto para mulheres trans. Não há um protocolo específico.

SUS tem 4 novos serviços ambulatoriais para processo transexualizador

O Ministério da Saúde não informou o tempo médio de espera para a realização da cirurgia. Keila, no entanto, afirma que o problema maior atualmente é com homens trans.

— A fila é grande, é preciso ter mais agilidade, defende.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.