Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas chineses regeneram dentes a partir de células-tronco da urina

Processo poderia levar a um tratamento inovador e a reparação de cáries dentais

Saúde|

Cáries e a falta de higiene bucal conduzem às doenças periodontai
Cáries e a falta de higiene bucal conduzem às doenças periodontai Cáries e a falta de higiene bucal conduzem às doenças periodontai

Uma equipe de pesquisadores da China criou células-tronco de urina humana desenvolvidas em ratos como tecido ósseo que pode substituir dentes danificados, segundo estudo publicado na revista Cell Regeneration Journal.

Os cientistas do Instituto Guangzhou de Biomedicina e Saúde usaram as células da urina humana e as implantaram nos rins de ratos de laboratório. Após três semanas, as células-tronco de urina cresceram em estruturas similares aos dentes com polpa dental, dentina e esmalte, informa o artigo.

O processo poderia levar a um tratamento inovador e a reparação de cáries dentais, doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta 100% dos adultos e entre 60 e 90% das crianças. As cáries e a falta de higiene bucal conduzem às doenças periodontais com perda de dentes, da gengiva e do tecido do maxilar. Cientistas explicaram como funciona a pesquisa. 

— Primeiro diferenciamos células-tronco pluripotentes induzidas, livres de integração, na urina humana a níveis epiteliais. Depois as recombinamos com mesenquima dental de rato. Destas recombinações recuperamos estruturas similares aos dentes com uma taxa de êxito de 30%.

Publicidade

Pesquisa com células-tronco traz esperança para tratamento da cegueira

Cientistas japoneses criam fígado com células-tronco

Publicidade

Segundo os cientistas chineses, os dentes "possuem propriedades físicas tais como elasticidade e dureza encontradas no dente humano regular".

De acordo com o artigo, a meta da medicina regenerativa é regenerar tecidos ou órgãos plenamente funcionais que possam substituir os tecidos ou órgãos danificados ou perdidos devido a doenças, lesões ou envelhecimento. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.