Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas portugueses descobrem especificidades genéticas do vírus ebola

Sequências de DNA identificadas são um bom alvo para focar o diagnóstico, diz especialista

Saúde|

Os resultados obtidos terão que esperar que estudos adicionais em laboratório possam determinar sua eficácia
Os resultados obtidos terão que esperar que estudos adicionais em laboratório possam determinar sua eficácia Os resultados obtidos terão que esperar que estudos adicionais em laboratório possam determinar sua eficácia

Um grupo de pesquisadores portugueses encontrou sequências de DNA específicas do vírus do ebola, uma descoberta que poderia ajudar no diagnóstico e tratamento da doença. Raquel Silva, uma das cientistas que participaram da pesquisa, explicou nesta segunda-feira (27) que as sequências de DNA identificadas são "um bom alvo para focar o diagnóstico, e, do ponto de vista do tratamento, para investigar o desenvolvimento de anticorpos".

Ebola deixa rastro de tristeza e preconceito na Libéria

O trabalho dos especialistas em biologia computacional da UA (Universidade de Aveiro), no norte de Portugal, foi publicado primeiro na revista "Bioinformatics", no segundo trimestre deste ano, e agora está sendo divulgado por essa instituição.

Mulheres que teriam morrido por ebola "ressuscitam" e causam medo e pânico na Libéria

Publicidade

Os cientistas compararam, com a utilização de computadores, as sequências de DNA do vírus, especificamente o que se alastrou por alguns países africanos em 2014, com o genoma humano, o que serviu para localizar as regiões específicas das sequências de DNA deste surto de ebola.

A novidade, segundo detalhou a UA em comunicado, está no método empregado, já que os procedimentos informáticos utilizados permitem descrever um genoma usando informação de outro genoma. Raquel explicou que a equipe analisou todas as sequências disponíveis de diferentes espécies do vírus do ebola e encontrou as partes de DNA comuns a todas elas, e as específicas do surto atual. A Universidade de Avieiro informou que os resultados obtidos terão que esperar que estudos adicionais em laboratório possam determinar sua eficácia. O surto mais recente de ebola surgiu na Guiné, no final de 2013, e se estendeu por países como Serra Leoa, Libéria e Nigéria.

Publicidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima, em seus dados mais recentes, que desde o surgimento do atual surto do vírus morreram mais de 11 mil pessoas e aproximadamente 27 mil casos foram diagnosticados.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.