Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coceira e queimação na pele podem ser sinais de brotoeja

Tempo quente e seco aumentam o suor, que entope os poros da pele

Saúde|Do R7

Tirar a roupa da criança e resfria a área afetada é uma boa opção contra a brotoeja
Tirar a roupa da criança e resfria a área afetada é uma boa opção contra a brotoeja Tirar a roupa da criança e resfria a área afetada é uma boa opção contra a brotoeja

Coceira e queimação na pele da criança podem ser os primeiros sintomas de brotoeja. Ao coçar, a criança pode ainda favorecer o rompimento das bolhas e criar pequenas lesões, explica o pediatra e neonatologista Jorge Huberman.

— Afrouxar ou tirar as roupas e levá-la para um ambiente arejado e com sombra devem ser atitudes de imediato. Em seguida resfriar as áreas afetadas com paninhos molhados é uma boa opção. Um banho bem fresquinho, pode ajudar. Em vez de secá-la com a toalha, deixe a pele secar sozinha. A mãe pode também deixar a criança pelada por algum tempo.

Leia mais notícias sobre Saúde

Brócolis, ovos e leite deixam a pele mais bonita e saudável

Publicidade

Segundo o especialista, a brotoeja surge quando o suor entope os poros da pela. Para o especialista, áreas do corpo onde há muito contato com a roupa, como peito, barriga, pescoço e virilha, são onde elas mais costumam aparecer

— Se a criança usa chapéu ou boné, a brotoeja pode aparecer até no couro cabeludo e na testa, e de vez em quando também no rosto. Os bebês, por exemplo, ficam especialmente propensos às brotoejas porque seus poros são menores.

Publicidade

O calor excessivo e o tempo seco são dois motivos para o aumento do suor e o surgimento de brotoejas na pele. Regiões do corpo que normalmente suam mais têm mais probabilidade de contrair a infecção.

O uso de cremes sem orientação ou talco é desaconselhado pelo Huberman. O talco tem partículas muito finas que podem ser inaladas por acidente e ficarem presas no pulmão do pequeno.

— Prefira maisena ou produtos à base de maisena, não de talco, porque o pó do amido de milho tem partículas maiores. Mesmo assim, não passe nenhum pó perto do rosto do bebê e mantenha o recipiente fora do alcance das mãozinhas dele.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.