Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com queda de 30% nas coletas no inverno, fundação faz campanha para doação de sangue

Ação acontece em São Paulo e Rio de Janeiro para estimular coletas de bolsas

Saúde|Do R7

Para doar é preciso ter mais de 16 anos e pesar no mínimo 50 kg
Para doar é preciso ter mais de 16 anos e pesar no mínimo 50 kg Para doar é preciso ter mais de 16 anos e pesar no mínimo 50 kg

A Fundação Pró-Sangue faz campanha para alertar a população sobre a importância de doar sangue, principalmente neste mês. Em julho, há uma redução de 30% nas coletas de bolsas de sangue devido ao inverno e as férias escolares. Neste sábado (18), por exemplo, será possível doar no Posto Clínicas, Cerqueira Cesar, na zona oeste de São Paulo, e no Posto Dante Pazzanese, no Ibirapuera, zona sul da capital. A ação também ocorrerá neste mês também no Rio de Janeiro (no HemoRio) e no Hemocentro de Campinas, no interior paulista.

Falta de doadores de sangue faz médicos adiarem cirurgias e aumenta custo e lotação em hospitais 

Para estimular a doação, a campanha criou ainda o APP da campanha para o Facebook (http://bit.ly/AppDOENexcare). Nele, os voluntários podem marcar três amigos e convida-los a doarem sangue também, além do hotsite: http://goo.gl/FKXOdI

Com 13 postos de coleta na capital fluminense, o Hemorio coleta aproximadamente 70% do sangue consumido no Rio de Janeiro. O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, diz que atualmente eles “recebem uma média de 250 candidatos à doação de sangue por dia, mas o ideal seria que recebêssemos o dobro. Por isso, ações como esta fazem toda a diferença”.

Publicidade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue anualmente. A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que o número de doadores esteja entre 3% e 5% da população.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

A ação faz parte da campanha DOE, iniciada nesta semana em parceria com a Nexcare (marca de cuidados pessoais da 3M). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.