Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como evitar o ganho de peso nas confraternizações do fim de ano

É comum que as pessoas exagerem nos pratos e nas quantidades, mas é possível se divertir sem correr o risco de engordar, afirmam médicos

Saúde|Da Agência EFE

Refeições devem ser o mais equilibradas possível
Refeições devem ser o mais equilibradas possível Refeições devem ser o mais equilibradas possível

Confraternizações de fim de ano nos fazem comer mais do que normalmente comeríamos. São vários eventos, de trabalho, com amigos e familiares, em que os alimentos costumam ser calóricos. Não é incomum chegar ao final desse período com mais peso.

De fato, a SEEN (Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição) estima que nessas poucas semanas as pessoas geralmente ganham entre 2 kg e 4 kg.

Para evitar o ganho de peso, é necessário levar em consideração algumas diretrizes. Assim, a médica Emilia Cancer Minchot, membro do Departamento de Nutrição da SEEN, destaca que durante o período do Natal, como no resto do ano, devemos seguir uma dieta variada e equilibrada, tomando como modelo a dieta mediterrânea.

"Isso inclui, acima de tudo, alimentos à base de plantas, como frutas, verduras, legumes, nozes e grãos integrais e nos quais o azeite é usado como principal fonte de gordura."

Publicidade

Da mesma forma, o mécico Miguel Ángel Martínez Olmos, também membro do Departamento de Nutrição do SEEN, indica que a dieta mediterrânea “oferece importantes benefícios à nossa saúde, como prevenção cardiovascular e certos tipos de câncer, além de ajudar a controlar o peso".

Mas, além de escolher alimentos saudáveis, devemos manter hábitos saudáveis, como dividir a ingestão em quatro ou cinco refeições por dia e fazer exercícios regularmente, lembra Emilia.

Publicidade

No entanto, mesmo se tivermos uma teoria clara, quando as datas indicadas chegarem, tendemos a perdoar demais a nós mesmos. Portanto, Emilia enfatiza que, durante o período de Natal, devemos tentar escapar de refeições abundantes.

"Nem sempre é necessário que a opulência domine a mesa de Natal, porque um cardápio equilibrado também pode ser apreciado em boa companhia", ressalta.

Publicidade

Quando vamos com a família almoçar ou jantar para celebrar a véspera de Natal, o Natal ou o Ano-Novo, o aconselhável é moderação e diversidade.

"É importante que essas refeições e jantares também incluam todos os grupos de alimentos de maneira equilibrada", pondera a médica.

Assim, indica que não devemos esquecer vegetais como vegetais, frutas, legumes e cereais (preferencialmente grãos integrais). Além disso, ao escolher entre carne e peixe, os especialistas recomendam escolher peixe, especificamente, um peixe branco que seja mais fácil de digerir para crianças, jovens, adultos e idosos.

Em caso de inclinação para a carne, Emilia afirma que é melhor escolher carne branca do que vermelha e com pouco conteúdo de gordura para facilitar a digestão.

"A forma de preparar os pratos deve ser simples, por exemplo, assada no suco, grelhados, cozidos ou ensopados com pouco processamento, em que o azeite é usado como fonte de gordura", recomenda.

Quanto à sobremesa, “a fruta deve ser a rainha da festa, embora seja geralmente a mais criticada. Além disso, uma sobremesa láctea que contenha frutas é uma maneira de vestir esses dois alimentos", ensina.

Em relação ao álcool, o endocrinologista desaconselha o consumo em qualquer uma de suas modalidades.

Todas as refeições

Nas datas mais importantes, quando nos encontramos com a família, por exemplo, para jantar, não devemos pular o resto das refeições do dia com a intenção de compensar possíveis excessos.

“Se não comermos ao meio-dia, porque depois celebraremos a véspera de Natal, é mais fácil comer mais no jantar, porque quando não comemos por horas e teremos fome. Além disso, não foi demonstrado que o jejum antes ou depois de uma refeição abundante ajuda a perder peso", explica Emilia.

Durante o período de Natal, uma das refeições que dispensamos com mais frequência é o café da manhã. Nesse sentido, o especialista enfatiza que nunca devemos esquecer o café da manhã.

“Todos os dias temos que considerar o café da manhã como a refeição mais importante do dia e dedicar tempo. Nos feriados, depois de passar a noite, podemos atrasar a ingestão de alimentos e é aconselhável ter mais restrições em quantidade, mas devemos sempre tomar café da manhã ”, diz.

A endocrinologista indica que, se quisermos um jantar “que exceda o que deve ser consumido em uma dieta equilibrada, variada e saudável, devemos tentar respeitar essas premissas nas refeições anteriores e subsequentes, seguindo as recomendações estabelecidas pela dieta mediterrânea e sendo muito mais moderado com as quantidades".

Mas se o objetivo é começar o novo ano sem peso extra, além de cuidar da comida, não podemos abandonar o exercício físico durante o período de Natal.

Alimentos estranhos que ajudam a saúde: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.