Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conferência da OMS sobre tabaco avança apesar de pressão da indústria

Elevação dos impostos do tabaco e outras medidas foram tomadas durante conferência

Saúde|

Partes adotaram uma série de medidas para evitar intromissão da indústria tabagista na tomada de decisões
Partes adotaram uma série de medidas para evitar intromissão da indústria tabagista na tomada de decisões Partes adotaram uma série de medidas para evitar intromissão da indústria tabagista na tomada de decisões

A Conferência das Partes (COP6) da Convenção da OMS para o Controle do Tabaco (CMCT) terminou neste sábado (18) em Moscou "com avanços significativos, apesar da crescente pressão da indústria tabagista", segundo o comunicado do organismo. "Acho que houve muitos avanços. Em primeiro lugar, as Partes acordaram as diretrizes para elevar os impostos ao tabaco", antecipou à Agência Efe Stella Bialous, da consultoria do Secretariado da CMCT.

Ela se referia à implementação do estipulado no Artigo 6 da Convenção, que pretende endurecer as medidas relacionadas aos impostos e aos preços aplicáveis para reduzir o consumo de tabaco. Bialous descreveu como "muito promissora" a iniciativa, que afetará o custo dos produtos derivados do tabaco, o que ajudará "reduzir o consumo, sobretudo entre os jovens". Mas o documento não estipula um nível comum fixo de impostos para todos os Estados-membros da CMCT por considerar suas peculiaridades, nem tem caráter vinculativo.

Outra questão-chave em que também houve avanços, segundo Bialous, foi o polêmico cigarro eletrônico, cuja eficácia a OMS põe em xeque. As Partes se somaram às recomendações da OMS, divulgadas no fim de agosto, que orientaram a aplicação das mesmas restrições a esses dispositivos que as do cigarro tradicional. A OMS propôs especialmente a proibição do uso em espaços fechados e a venda para menores de idade.

Cigarro eletrônico explode e quase "amputa" perna de inglês

Publicidade

As Partes ainda definiram uma série de medidas no marco do Artigo 5.3 para evitar a intromissão da indústria tabagista na tomada de decisões. "A indústria do tabaco se defende mais duro, através de todos os meios possíveis, independentemente de quão tortuosos sejam esses canais", afirmou a diretora geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan, em seu discurso na última sessão da Convenção.

O Presidente da Mesa da COP6, professor Chang Jin Moon, assinalou que outras decisões importantes foram tomadas na sessão e "é evidente que as Partes apoiam continuar a elevar o perfil do CMCT da OMS no âmbito internacional e na agenda de saúde global". Entre essas decisões destacou as propostas para a regulação dos produtos derivados de tabaco sem fumaça e as recomendações para a entrada em vigor do Protocolo para eliminar o comércio ilícito de produtos de tabaco.

Também pactuaram continuar o trabalho em cima do Artigo 19 da Convenção Marco sobre a responsabilidade dos produtores do tabaco, assim como sobre dos Artigos 17 e 18 que regulam as atividades alternativas "sustentáveis" para esses produtores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.