Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça a dieta que pode reduzir o risco de desenvolver demência

Estudo publicado nesta segunda-feira associa um tipo específico de alimentação a menor declínio cognitivo

Saúde|Do R7

Dieta mediterrânea prioriza vegetais, frutas, castanhas, azeite de oliva e frutos do mar
Dieta mediterrânea prioriza vegetais, frutas, castanhas, azeite de oliva e frutos do mar Dieta mediterrânea prioriza vegetais, frutas, castanhas, azeite de oliva e frutos do mar

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, associou a dieta mediterrânea a um risco 23% menor de desenvolver demência, em comparação a outros regimes de alimentação.

A conclusão ocorreu após análise dos dados de mais de 60 mil pessoas que faziam parte do UK Biobank, um banco de dados de saúde de residentes no Reino Unido. O artigo foi publicado nesta terça-feira (14) na revista científica BMC Medicine.

Os pesquisadores identificaram inicialmente quais aderiram regularmente à dieta mediterrânea e quais optaram por outros alimentos.

Os grupos foram acompanhados por um período médio de 9,1 anos, tempo em que foram registrados entre eles 882 casos de demência.

Publicidade

Também foi levado em conta o risco genético que cada um tinha no início do estudo. Os benefícios da dieta, todavia, mantiveram-se, mesmo entre aqueles com alguma predisposição.

O estudo não obteve resultados fortes da relação entre o tipo de alimentação e o risco de demência, mas os autores consideram que os achados abrem caminho para que outras pesquisas possam apresentar novos resultados.

Publicidade

Um dos principais fatores de risco para a demência são as doenças cardiovasculares, e a dieta mediterrânea já é conhecida justamente por sua capacidade de diminuir a incidência delas, conforme diversos estudos publicados recentemente, como um, de 2018, que mostrou cerca de 30% menos incidência de AVC e infarto em quem era adepto desse tipo de alimentação.

A dieta não é um cardápio pronto que deve ser seguido à risca, mas um conjunto de grupos alimentares que são priorizados.

Publicidade

A Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, listou em seu site o que faz parte da dieta mediterrânea e o que é evitado:

• Muitos vegetais, frutas, feijões, lentilhas e nozes;

• Muitos grãos integrais, como arroz integral e no pão integral;

• Abundância de azeite de oliva extravirgem como fonte de gordura saudável;

• Uma quantidade moderada de peixe, especialmente aqueles ricos em ácidos graxos ômega-3 (salmão, truta, anchova, sardinha, cavalinha etc.);

• Uma quantidade moderada de queijo e iogurte;

• Pouca ou nenhuma carne, e preferência para aves em vez de carne vermelha;

• Pouco ou nenhum doce, bebidas açucaradas ou manteiga;

• Uma quantidade moderada de vinho com as refeições (mas, se você não bebe, não comece).

Saiba quais são os alimentos ricos em vitamina K, que tem potenciais benefícios contra a demência

" gallery_id="625eaf39c012ad3cfa000350" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/conheca-a-dieta-que-pode-reduzir-o-risco-de-desenvolver-demencia-14032023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.