Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contato de alimento cru com cozaido pode causar intoxicação, alerta especialista

Preparo e armazenamento dos alimentos devem ser adequados 

Saúde|Do R7

Manuseio e preparo dos alimentos devem ser feitos cuidadosamente
Manuseio e preparo dos alimentos devem ser feitos cuidadosamente Manuseio e preparo dos alimentos devem ser feitos cuidadosamente

As festas de fim de ano vêm recheadas de comidas típicas, como peru, tender, bacalhau e maionese. Mas, para quem prepara a ceia, o sabor não deve ser a única preocupação, já que outra coisa comum nessa época são as intoxicações alimentares. Segundo a nutricionista do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) Rosemeire Aparecida Pagliuso, cuidar da refrigeração e do modo de preparo são essenciais para evitar que as comemorações não sejam estregadas por problemas alimentares.

Quando for às compras, pegue por último os alimentos que necessitam de refrigeração, como carnes, derivados do leite e principalmente peixe.

— Os produtos que estavam congelados devem ser acondicionados e, se houver demora, devem colocados em uma bolsa térmica e guardados na geladeira.

Segundo a especialista, A manipulação e preparo dos alimentos também é fundamental para evitar o risco de uma intoxicação alimentar após as festas. 

Publicidade

— Os alimentos devem ser descongelados na geladeira ou microondas e não em temperatura ambiente. Eles também não devem ser congelados novamente.

Veja as dicas da nutricionista para não exagerar na ceia de Natal

Publicidade

No preparo dos alimentos, a higiene está em primeiro lugar. Pia, mesa, mãos e utensílios devem estar limpos. 

— A contaminação cruzada ocorre quando há uma transferência de microorganismos, responsáveis pelas doenças, de um alimento contaminado [normalmente cru] para outro alimento [cozido], de forma direta ou indireta.

Publicidade

A nutricionista afirma que, se houver sobra de comida das ceias, a recomendação é que o alimento seja guardado o mais rápido possível na geladeira.

— Para evitar do mesmo modo a contaminação cruzada, os alimentos cozidos devem ser guardados em recipiente fechado e separado dos crus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.