Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Costuma trocar almoço por lanche? Saiba quais são os riscos desse mau hábito

Aumentou o número de brasileiros que, na pressa, preferem refeições rápidas durante o dia

Saúde|Fernando Mellis, do R7

Lanchonete costuma ser a melhor opção para quem tem pressa, mas oferece produtos pouco nutritivos e muito calóricosEduardo
Lanchonete costuma ser a melhor opção para quem tem pressa, mas oferece produtos pouco nutritivos e muito calóricosEduardo Lanchonete costuma ser a melhor opção para quem tem pressa, mas oferece produtos pouco nutritivos e muito calóricosEduardo

A vida corrida costuma ser a justificativa para pular o almoço ou o jantar e fazer um simples lanchinho. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que 16,2% da população admitiu esse tipo de hábito sete ou mais vezes na semana. No ambiente de trabalho, é comum ver pessoas que comem na mesa, para não ter que interromper as tarefas. Mas isso pode causar obesidade e outras doenças.

A nutricionista e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Mônica Spinelli fala sobre a importância de parar para comer.

— A pessoa hoje nem pensa sobre o que ela está comendo. Quando você não pensa sobre o que está comendo, o cérebro desliga o mecanismo que diz quando você já está satisfeito. Então, muitas vezes, você come muito mais do que o necessário, perde aquela sensação de saciedade.

O Ministério da Saúde afirmou que 52,3% dos adultos no Brasil estão acima do peso. A nutricionista diz que a rotina agitada não pode ser a única culpada. Ela destaca que há casos em que as pessoas até sabem que precisam comer coisas saudáveis, mas acabam ingerindo alimentos “disfarçados”.

Publicidade

— Alguns lugares vendem lanches que eles chamam de natural, com pão integral, recheio com menos gordura, queijo minas frescal, tomate, alface, peito de peru. Porém, o peito de peru, apesar de ter menos gordura, tem uma quantidade de sódio significativa.

Mesmo com preços altos, brasileiro economiza mais se cozinhar em casa

Publicidade

Um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostrou que o brasileiro consome mais do que o dobro de sódio recomendado. Em excesso, o sódio provoca aumento da pressão arterial, doenças cardíacas, problemas renais, entre outras complicações. Mônica alerta que o sódio não aparece só nos alimentos salgados, está em biscoitos, sucos e chás prontos, por exemplo.

— Hoje em dia, as pessoas têm hábito de fazer várias pequenas refeições durante o dia. Normalmente, algum salgadinho ou outra coisa industrializada. Esses produtos têm grande quantidade de sódio.

Publicidade

Segundo ela, até o cafezinho de hora em hora pode ser considerado um vilão, se tomado com açúcar.

— Se a pessoa tomar dez cafés por dia e em cada um colocar uma colherzinha de açúcar, já são 50 g de açúcar só no café. Isso são 200 calorias só de café, que é um valor quase desejável para um lanche.

Até no restaurante é preciso ficar atento e fazer boas escolhas
Até no restaurante é preciso ficar atento e fazer boas escolhas Até no restaurante é preciso ficar atento e fazer boas escolhas

Segundo Mônica, além do lanchinho, há outro problema: a refeição fora de casa. Ela diz que muitos restaurantes não têm controle de sal e gordura no que é servido.

— Você pode, em um self-service, pegar alimentos que você considera saudáveis. O pessoal adora pegar grelhados, mas nos restaurantes, eles são feitos com uma quantidade de gordura muito grande. O controle de sal é muito baixo, por ser um produto barato, muitas vezes é usado em grande quantidade.

A pesquisa do Ministério da Saúde indicou pontos positivos, como o fato de 36,5% dos brasileiros consumirem frutas e verduras cinco ou mais dias da semana. Mas, muitas vezes, abaixo do recomendado.

Comer fora de casa fica 10% mais caro em um ano

Para quem passa o dia fora de casa, a nutricionista diz que a melhor coisa é levar de casa frutas ou iogurte para a hora da fome. No restaurante, é preciso ficar atento.

— Pode pegar uma salada sem molho, legumes, ovo cozido, um queijo branco ou tofu, frango. Tem que saber escolher. O ideal já é procurar um restaurante que tenha uma proposta de algo mais natural. Eu acho que, hoje em dia, já está se seguindo isso, principalmente nos lugares onde há muitos escritórios. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.