Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Criador de terapia para fibromialgia trabalha em novo aparelho portátil 

O físico Vanderlei Bagnato, da equipe que desenvolveu o tratamento inovador Foto Sônico, diz que novo equipamento será coadjuvante no bem-estar

Saúde|Deborah Giannini, do R7

O tratamento Foto Sônico conjuga ultrassom e laser terapêutico
O tratamento Foto Sônico conjuga ultrassom e laser terapêutico O tratamento Foto Sônico conjuga ultrassom e laser terapêutico

O físico e professor Vanderlei Bagnato, do grupo de pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que criou o tratamento Foto Sônico, considerado inovador contra a fibromialgia, está desenvolvendo um aparelho portátil para ser utilizado em casa como coadjuvante no combate aos sintomas da doença.

"Algo que a pessoa possa levar para casa, o chamado home care. O tratamento Foto Sônico melhora o sintomas e esse outro aparelho vai complementar, fazer a manutenção e dar continuidade a esse bem-estar", explica.

Leia também: Aparelho de pesquisadores da USP consegue zerar dor da fibromialgia

A ideia é que este aparelho tenha papel e resultado similar ao proporcionado por atividades como o pilates e a massagem contra os sintomas da doença, promovendo o relaxamento, segundo o pesquisador. 

Publicidade

"Trata-se de um aparelho no qual a própria pessoa pode se massagear nos pontos que melhoram consideravelmente as suas condições", afirma.

O aparelho ainda está em processo de desenvolvimento e não há previsão de lançamento.

Publicidade

O tratamento Foto Sônico continua sendo oferecido gratuitamente na Unidade de Terapia Fotodinâmica, na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, e por R$ 40 cada sessão em algumas clínicas da cidade de São Carlos, segundo o físico.

Saiba mais: Pacientes com fibromialgia lutam contra preconceito e dor 'invisível'

Publicidade

Ele afirma que o método, que é um programa de pesquisa, aguarda há quase um ano a análise do IPT (Instituto de pesquisas tecnológicas), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, para ser encaminhado à Anvisa e, finalmente, amplamente divulgado e oferecido a clínicas de todo o país. "Atendemos de 70 a 100 pessoas por semana. A procura é grande", afirma.

O tratamento Foto Sônico é realizado a partir de um equipamento, considerado pioneiro no mundo, que realiza a aplicação conjugada de ultrassom e laser terapêutico, de baixa intensidade.

A aplicação do ultrassom e do laser conjugados potencializa a ação anti-inflamatória de ambos os recursos, promovendo o equilíbrio no organismo e, por consequência, controlando a dor, de acordo com o físico.

O tratamento tradicional, que é a fisioterapia, é realizada nos locais da dor, chamados de pontos gatilho. Já o tratamento Foto Sônico é aplicado em toda a palma da mão, sendo apenas 3 minutos em cada uma, de três a quadro vezes por semana. São necessárias dez sessões.

Bagnato explica que pacientes com fibromialgia contêm um número maior de células sensoriais nas mãos do que as pessoas sem a doença. As palmas das mãos são utilizadas como porta de entrada para o tratamento.

"A ação luminosa em contato com o tecido celular produz ATP, que é energia. Como consequência, diminui a fadiga do paciente. Apesar da aplicação ser somente nas palmas das mãos, o efeito do tratamento é sistêmico, ou seja, atinge todo o corpo", afirma.

Leia também: 'Como aprendi a viver com fibromialgia'

Desde que foi criado, há cerca de um ano e meio, houve aprimoramento do método em relação ao número de sessões - antes eram duas por semana, agora são recomendadas de três a quatro. "Testamos vários protocolos e esse mostrou a melhor curva de eficiência. O tratamento oferece mais de 70% do alívio dos sintomas, melhora a qualidade de vida", diz. 

"Estamos estudando agora quando deve ser o segundo lote de aplicação, ou seja, depois de quanto tempo é preciso repetir o processo", completa. Até o momento, observou-se que os efeitos duram pelo menos dois meses.

Tire suas dúvidas sobre a fibromialgia:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.