Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Criança presa em carro pode morrer de hipoglicemia e desidratação, explica especialista

Nesta situação, morte costuma ser lenta e sofrida, diz médico

Saúde|Do R7*

Após esquecer menina de dois anos dentro do carro, pai ficou em estado de choque
Após esquecer menina de dois anos dentro do carro, pai ficou em estado de choque Após esquecer menina de dois anos dentro do carro, pai ficou em estado de choque

Três crianças morreram nos últimos dias após terem sido esquecidas dentro do carro por várias horas. As causas dos óbitos ainda não foram esclarecida, mas de acordo com o pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Taufi Maluf Júnior, a hipoglicemia e a desidratação costumam ser os principais responsáveis pelas mortes em situações como estas. Além disso, o especialista afirma que é a morte é "torturante" para a criança.

De acordo com o especialista, a principal causa de morte em caso de crianças presas no carro é a hipoglicemia, consequência de um longo período em que a pessoa fica sem se alimentar.

― Se a criança está sem comer por muito tempo, os níveis de açúcar em seu sangue vão diminuindo até um ponto em que os tecidos e os órgãos do corpo não têm mais calorias para funcionar corretamente. Não há como estimar em quanto tempo a criança poderia sobreviver em tais condições.

Pais que esquecem filhos em carros são vítimas do excesso de informação, dizem especialistas

Publicidade

Outra causa comum de morte nessa situação de prisão no veículo é a desidratação. Segundo Maluf Junior, com o calor excessivo dentro do carro, "a criança perde muito líquido pela transpiração e pela respiração e, aos poucos, vai perdendo as funções corporais".

― Com a temperatura elevada, a criança perde muito líquido, e o primeiro órgão a ter a função comprometida são os rins. Com seu mau funcionamento, toxinas deixam de ser excretadas e começam a acumular no corpo e outros órgãos começam a falhar, como o coração e o cérebro. Depois de um tempo, a criança pode entrar em coma e acabar morrendo. O fato da janela estar um pouco aberta não influência muito, mas a temperatura do carro pode diminuir e ganhar um pouco mais de tempo à criança.

Publicidade

Pai que esqueceu criança no carro é levado ao hospital em estado de choque

Além da hipoglicemia e da desidratação, outra causa comum de morte é a obstrução das vias aéreas. De acordo com o pediatra, caso a criança se movimente, ela pode ficar em uma posição que dificulte sua respiração.

Publicidade

― Com o movimento da criança, ela pode acabar ficando com a face encostada nas almofadas do assento e, consequentemente, obstruir suas vias aéreas e parar de respirar.

Embora raro, o pediatra explica que esgotamento de oxigênio dentro do veículo também poderia levar a criança presa à morte.

― As chances da criança vir a óbito por falta de oxigênio são poucas, já que ela teria que ficar presa dentro do carro um período muito grande de tempo. Mas, ainda sim, é possível.

Morte sofrida

O médico explica que a morte das crianças que ficam trancadas dentro de um veículo "é lenta e sofrida".

― O processo é lento porque o organismo vai perdendo as funções de forma escalonada, um órgão de cada vez.

* Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.