Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Criar galinha no quintal pode levar à infecção pela bactéria Salmonella

Mesmo que pareçam saudáveis, as aves podem transportar o micro-organismo; simples contato com o animal contaminado leva à infecção

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Embora pareçam limpas e saudáveis, aves de quintal podem transportar bactérias
Embora pareçam limpas e saudáveis, aves de quintal podem transportar bactérias Embora pareçam limpas e saudáveis, aves de quintal podem transportar bactérias

Criar galinha no quintal pode levar à infecção pela bactéria Salmonella. A informação foi divulgada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo dos Estados Unidos, que iniciou uma investigação depois que 279 pessoas foram infectadas em 41 Estados norte-americanos. Nenhuma morte foi relatada.

Entre as vítimas, 40 foram hospitalizadas e 70 eram crianças menores de 5 anos. Cerca de 57% eram mulheres. Evidências laboratoriais apontaram que o contato com aves de quintal, como galinhas, pintinhos e patos, é a provável fonte desses surtos.

Leia também: Bactéria salmonella apresenta resistência a diferentes antibióticos

Segundo o CDC, 77% das pessoas contaminadas relataram terem tido contato com esses tipos de aves de diversas maneiras, incluindo criações caseiras e lojas de animais.

Publicidade

O CDC alerta que pessoas podem ficar doentes ao tocar aves de quintal. "Aves de quintal parecem limpas e saudáveis e não mostram sinais de doença, no entanto, podem transportar a bactéria Salmonella", informa.

Entre as orientações para prevenir infecções, está lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel logo após tocar as aves ou tiver contato com qualquer objeto na área onde elas vivem. Os adultos devem supervisionar a lavagem das mãos das crianças.

Publicidade

Saiba mais: Pesquisa detecta 2 milhões de bactérias em geladeira sem limpeza

Outras dicas são não deixar as aves de quintal entrarem em casa, especialmente na cozinha ou onde houver comida armazenada, e separar um sapato especialmente para cuidar das aves, deixando-o sempre fora de casa.

Publicidade

Crianças menores de 5 anos e adultos com mais de 65 anos, devido à capacidade reduzida em combater germes, não devem manusear essas aves. "Não beije nem abrace aves domésticas nem deixe que elas toquem seu rosto ou boca", ressalta o CDC.

A Salmonella é a bactéria mais frequente em surtos de infecções alimentares, diarreias e gastroenterites, representando 14,4% dos 220 mil casos entre 2000 e 2015, segundo o Ministério da Saúde.

Os sintomas de contaminação são diarreia, febre e cólicas intestinais de 12 a 72 horas após a exposição à bactéria. A infecção geralmente dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento.

Leia também: Saiba como prevenir doenças em visitas a fazendas e zoológicos

Já em algumas pessoas a diarreia pode ser tão grave que leva à hospitalização. O CDC destaca que a infecção por Salmonella pode se espalhar do intestino para a corrente sanguínea, causando, em casos raros, a morte.

O tratamento é feito por meio de antibióticos.

Superbactérias devem matar mais que câncer. Saiba mais sobre elas:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.