Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuidado no Carnaval: salto alto pode prejudicar pés e joelhos

Uso excessivo do sapato pode causar lesões traumáticas e entorses no joelho e tornozelo

Saúde|Do R7

Especialista diz que o ideal é não exagerar no uso do salto alto
Especialista diz que o ideal é não exagerar no uso do salto alto Especialista diz que o ideal é não exagerar no uso do salto alto

Em época de Carnaval, o sapato de salto alto faz parte do look de muitas mulheres. Porém, sambar calçado com essa peça nem sempre é a melhor opção. O uso do salto por muito tempo pode causar dores e lesões inesperadas nos pés e nos joelhos.

Segundo o ortopedista Antonio Faria, este tipo de calçado usado por longos períodos provoca um sobrecarga nos membros inferiores acarretando lesões traumáticas como entorses de tornozelo e joelho.

— As lesões traumáticas são as que ocorrem por esforço repetitivo utilizando o calçado inadequado, no caso o salto alto.

Cada pessoa tem determinada sensibilidade ao calçado. Por isso, o tempo correto de uso é diferente para cada caso.

Publicidade

— O ideal é deixar de utilizar o salto a partir do momento que começar a sentir dor. Além disso, cada uma das lesões tem seu exame específico, por isso percebendo qualquer alteração ou desconforto, procure um especialista.

Salto alto provoca varizes e até trombose

Publicidade

Uma das inflamações mais comuns nesta época de Carnaval é a sesamoidite que provoca a mudança do ponto de apoio do pé. Com isso, haverá transferência do peso do corpo para a região anterior do pé, podendo causar problemas como o joanete.

Apesar dos problemas causados pelo salto, Faria afirma que as mulheres não precisam deixar de usar o calçado nesse Carnaval, basta tomar cuidado com o tempo que ficarão com o sapato no pé.

Publicidade

―O ideal é evitar os exageros. Se for sambar à noite com este tipo de calçado, evite usar o sapato durante o dia.

Salto alto e bico fino são os vilões da saúde dos pés

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.