Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dar descarga com tampa da privada aberta joga micróbios a 1,5 m de altura em oito segundos

Esses patógenos, presentes nas fezes, podem entrar em contato com a mucosa e causar, por exemplo, quadros de diarreia e vômito 

Saúde|Do R7

Partículas que saem da privada podem chegar a outros cômodos em minutos
Partículas que saem da privada podem chegar a outros cômodos em minutos Partículas que saem da privada podem chegar a outros cômodos em minutos

Pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder (EUA), descobriram que as gotículas de água, invisíveis a olho nu, ejetadas após a descarga em uma privada sem tampa se espalham pelo ar de forma muito mais rápida do que se imaginava.

O achado foi publicado na revista Scientific Reports e é o primeiro a analisar e medir diretamente a velocidade de propagação dessas partículas.

"O objetivo do vaso sanitário é remover efetivamente os resíduos do vaso, mas também faz o contrário, que é jogar muito conteúdo para cima", disse em um comunicado John Crimaldi, o principal autor do estudo.

Já era de conhecimento geral que essas partículas poderiam ser um risco, especialmente para pessoas que usam banheiros públicos. Isso, porém, se limitava à disposição delas nas superfícies próximas, e ainda não havia uma representação detalhada do caminho que elas faziam até esses locais.

Publicidade

Para conseguir calcular essa rota, os cientistas usaram dois lasers verdes e câmeras. Um dos lasers foi fixado acima do vaso sanitário (para medir a velocidade e direção), enquanto o outro mandava feixes de luz para toda a área, a fim de revelar onde estavam as partículas.

"Se é algo que você não pode ver, é fácil fingir que não existe. Mas, depois de ver, você nunca mais vai pensar na descarga do vaso sanitário da mesma maneira", contou o autor.

Publicidade

Leia também

O estudo descobriu que esses elementos minúsculos são disparados no ar com uma agilidade e e em uma amplitude surpreendentes: atingem uma velocidade de 2 metros por segundo e chegam a 1,5 metro de altura em apenas oito segundos.

"Esperávamos que essas partículas de aerossol simplesmente flutuassem, mas elas saíram como um foguete", alertou Crimaldi.

Publicidade

De acordo com os cientistas, as gotas maiores se depositam nas superfícies em poucos segundos, e as menores (com aproximadamente 5 milionésimos de metro) ficam suspensas no ar por vários minutos ou até mais.

Essa situação acende um alerta à saúde, em razão dos patógenos que essas partículas podem transportar.

"O que pode acontecer é, realmente, bactérias que estão presentes nas fezes, ou vírus, se espalharem pelo ambiente próximo do vaso sanitário", alerta João Prats, médico infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Se o indivíduo é considerado saudável, dificilmente essa situação vai causar problemas sérios. Porém, se o banheiro é compartilhado com outras pessoas ou se o sujeito está doente, o cenário muda.

"Existem várias doenças que são transmitidas pelas fezes [disseminação fecal-oral]. Classicamente, são as diarreias enteroinvasivas, como a da salmonela e a da hepatite A, que é bem conhecida. Além de outras diarreias por vírus, como a do rotavírus", explica Prats.

Há também outros patógenos transmitidos de forma fecal-oral que podem causar náuseas e vômitos, entre eles: E. coli, C. difficile, norovírus, coxsackie e adenovírus.

"O maior problema vão ser as superfícies, porque esses patógenos, geralmente, não causam doenças respiratórias, mas o contato com as mucosas pode ser um problema. A ideia é: se alguém estiver doente e houver alguma bactéria patogênica ali, na hora de dar descarga, vão se espalhar partículas por todo o banheiro, que podem contaminar outra pessoa", reforça o infectologista.

Ele complementa: "Imagine: você vai e passa a mão nisso [nos patógenos], coloca no rosto sem lavar, coloca na boca... O maior problema é a contaminação cruzada entre pessoas".

O lugar que teve o maior acúmulo dessas partículas foi a parede que ficava atrás do vaso. No entanto, o movimento era imprevisível — elas também foram ao teto e, quando não tinham mais aonde ir, seguiram em direção aos outros cômodos.

Os pesquisadores não testaram situações comuns dos banheiros públicos, como a divisão de baias ou pessoas se movimentando no entorno. De acordo com Crimaldi, isso poderia piorar o problema.

Isso porque as partículas menores, conforme o estudo, não apenas flutuam por mais tempo, mas também podem passar dos pelos do nariz e atingir de forma profunda os pulmões — o que causa sérios danos à saúde.

Segundo Prats, uma forma de prevenir essa situação, além de abaixar a tampa da privada antes da descarga e manter as mãos sempre bem higienizadas, é fazer a limpeza constante do vaso sanitário com cloro (deixando-se até mesmo um pouco na água).

Veja sete dicas para dar o primeiro passo e sair do sedentarismo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.