Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Depressão e solidão prolongam os sintomas de Covid, diz estudo

Problemas emocionais e psicológicos estão mais ligados à duração estendida da doença que fatores de risco, como obesidade e asma

Saúde|

Sintomas prolongados de Covid podem durar meses ou anos
Sintomas prolongados de Covid podem durar meses ou anos Sintomas prolongados de Covid podem durar meses ou anos (Pixabay)

Problemas emocionais e psicológicos como solidão, estresse ou depressão podem prolongar os sintomas de Covid-19 por meses ou anos, segundo um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Harvard e publicado nesta quarta-feira (7) na revista médica JAMA.

Segundo especialistas, esses tipos de problema estão mais relacionados à possibilidade de desenvolver sintomas a longo prazo do que fatores de risco como obesidade, asma ou hipertensão.

Essa forma de Covid longa afeta cerca de 20% dos adultos americanos que foram infectados pelo coronavírus, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

"Covid longa" é definida como a permanência, além de quatro semanas, dos sintomas mais comumente associados à doença, como fadiga, problemas digestivos e respiratórios ou problemas neurológicos.

Publicidade

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 3.000 pacientes que contraíram a doença em abril de 2020, após concluírem uma entrevista sobre seu estado de saúde mental.

Eles então compararam dados daqueles que desenvolveram sintomas de Covid longa com aqueles que não os desenvolveram e descobriram que a depressão ou a ansiedade, por exemplo, estavam associadas a um risco 32% a 46% maior de contrair a infecção de longa duração.

Publicidade

“Temos que considerar a saúde psicológica como mais um fator de risco, junto com a saúde física, para a Covid-19”, disse uma das principais autoras do estudo, Andrea Roberts, em comunicado.

Os pesquisadores esperam que suas descobertas sirvam para fortalecer o atendimento às pessoas com problemas de saúde mental, aumentando o número de profissionais de saúde qualificados e melhorando o acesso aos cuidados.

Publicidade

Veja cobra usada em estudo para evitar reprodução do coronavírus

" gallery_id="612e633ecd77c02455000003" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/depressao-e-solidao-prolongam-os-sintomas-de-covid-diz-estudo-07092022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.