Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia dos Pais: filhos devem incentivar cuidados com a saúde

De acordo com pesquisa, homens só procuram o médico quando estão doentes 

Saúde|Do R7

Após os 50 anos, homens podem ter uma disfunção hormonal
Após os 50 anos, homens podem ter uma disfunção hormonal Após os 50 anos, homens podem ter uma disfunção hormonal

Além de presentes, o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (11), também pode ser o momento ideal para os filhos demonstrarem seu amor ressaltando a importância de seus pais cuidarem da saúde.

De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 70% dos homens vão ao médico acompanhados por mulheres ou filhos na capital paulista.

Uma pesquisa realizada com 5.000 homens em seis capitais brasileiras mostra que os homens tendem a não se importar com a saúde e apenas procuram o médico quando estão doentes ou motivados pela família.

De acordo com o estudo, exames de rotina não são prioridades para os homens e isso só acontece quando a situação está fora do controle. Para o urologista Eduardo Bertero, a família exerce papel fundamental na saúde do homem.

Publicidade

— Os filhos têm papel fundamental na saúde dos pais. São eles que motivam, acompanham, marcam as consultas, participando mais ativamente da rotina do pai. Apesar de nos últimos anos o comportamento masculino ter melhorado, ainda existem muitos homens que não procuram o médico.

Câncer de próstata: exame de toque, exercícios e tomates são fundamentais para prevenir tumores

Publicidade

Coração e próstata: especialista alerta para as principais doenças masculinas

O urulogista Adriano Cardoso Pinto, do Hospital São Camilo de São Paulo, aponta que é necessário fazer anualmente exames de rotina, independentemente da idade.

Publicidade

— Depois dos 40 anos alguns exames se tornam obrigatórios, especialmente porque nesta faixa etária aumenta a incidência de algumas doenças, principalmente as cardiovasculares e as alterações hormonais.

Homem com pênis maior atraem mais as mulheres, revela estudo

Após os 50 anos, os homens podem apresentar disfunção hormonal, quadro que pode afetar a memória, o humor e a libido masculina. Com a queda dos níveis de testosterona, o DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), conhecido popularmente como andropausa, é comum que os homens fiquem excessivamente irritados e percam o desejo sexual gradualmente.

Falta de limpeza pode causar câncer no pênis

Segundo Bertero, o nível ideal de testosterona varia de homem para homem e, por isso é essencial consultar o médico após os 50 anos, pois só assim é possível diagnosticar qualquer tipo de desequilíbrio.

Conheça os exames necessários de acordo com a faixa etária:

Após os 30 anos

— Exame de sangue para avaliar a função renal e hepática, os marcadores tumorais e as taxas de colesterol, glicemia, tireoide e triglicérides

— Eletrocardiograma

Após os 40 anos

— Exame de sangue para avaliar a função renal e hepática, os marcadores tumorais e as taxas de colesterol, glicemia, tireoide e triglicérides

— Exames urológicos e de hormônios

— Exame da saúde da próstata (apenas para homens com histórico de câncer na família)

Após 50 anos

— Todos os exames acima são recomendados

— Exame da próstata torna-se obrigatório anualmente e, em caso de alterações, a cada seis meses

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.