Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dor e urina escura são sinais de infecção urinária 

Medidas para evitar o problema incluem a ingestão de água e a adequada higiene da região

Saúde|Do R7

Dores na região pélvica podem ser indicativos da doença
Dores na região pélvica podem ser indicativos da doença Dores na região pélvica podem ser indicativos da doença (Valua Vitaly/Getty Images/iStockphoto)

Muitas vezes silenciosa, a infecção urinária pode não apresentar sintomas e ser descoberta apenas em um exame de rotina. Tanto nestes casos como quando ela dá sinais clássicos — ardência ao urinar, dor pélvica e urina com forte odor, por exemplo —, o tratamento é sempre o mesmo: a administração de antibióticos específicos para a bactéria detectada em um exame de urina.

A infecção do trato urinário pode acontecer em qualquer parte do sistema urinário: bexiga (cistite), uretra (uretrite), ureteres e até mesmo nos rins (pielonefrite). Todas elas são causadas quando uma bactéria entra no sistema urinário e começa a se multiplicar.

No geral, os microrganismos são expelidos, mas há vezes em que as defesas do corpo falham e o crescimento das bactérias acontece. De acordo com dados do Hospital Albert Einstein, mulheres na época da menopausa podem sofrer episódios de infecção urinária com mais frequência, já que a baixa quantidade do hormônio estrogênio modifica o trato urinário, deixando a paciente mais vulnerável às bactérias.

Infecção urinária interna 94 por dia em São Paulo

Publicidade

Quando apresenta sintomas, a infecção urinária pode causar dor para fazer xixi e uma constante sensação de que é preciso urinar, dores na região pélvica e no reto, aumento da frequência de micção, cheiro forte, cor mais escura e até mesmo presença de sangue na urina.

Em casos em que a infecção se complica, chega a ser necessária a internação do paciente.

Publicidade

Entre as medidas que ajudam a evitar o problema estão ingerir bastante água, fazer a adequada higiene da região pélvica após a evacuação, e evitar segurar a urina por muito tempo.

Confira o R7 Play e assista à programação da Record na íntegra

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.