Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dormir com o celular no bolso pode reduzir número de espermatozoides, diz estudo

Manter o aparelho a menos de 50 cm dos testículos pode reduzir a fertilidade masculina 

Saúde|Do R7

Manter o celular perto dos testículos pode diminuir a fertilidade masculina
Manter o celular perto dos testículos pode diminuir a fertilidade masculina Manter o celular perto dos testículos pode diminuir a fertilidade masculina

Deixar o celular no bolso uma hora por dia já é o suficiente para matar um número significativo de espermatozoides de um homem, segundo uma nova pesquisa revelada. As informações são do portal de notícias britânico Daily Star. 

De acordo com o estudo, realizado pela Universidade de Technion, em Haifa, em Israel, qualquer hábito que mantenha o aparelho eletrônico a menos de 50 centímetros dos testículos pode afetar a fertilidade masculina — inclusive colocar o celular no bolso, na hora de dormir. 

A professora Martha Dirnfeld, que conduziu o estudo, acredita que os dispositivos eletrônicos podem afetar a qualidade dos espermatozoides, principalmente por causa das ondas eletromagnéticas que eles emitem. O calor produzido pelos aparelhos também podem ser um fator-chave para prejudicar a fertilidade dos homens. 

O estudo analisou o esperma de 106 homens ao longo de um ano e revelou que 47% dos usuários assíduos de aparelhos eletrônicos sofreram uma redução drástica no número de espermatozoides que produziam. 

Publicidade

— Nós analisamos a quantidade de espermatozoides ativos e descobrimos que os homens que mais utilizavam aparelhos eletrônicos foram os mais afetados. 

Cientistas criam espermatozoide com "turbo" para ajudar em tratamento de infertilidade masculina

Publicidade

O principal autor do estudo, o médico Ariel Silberlicht, acrescentou que, como as pesquisas ainda estão em fases iniciais, o melhor é se prevenir.

— Para evitar problemas, os homens devem encurtar a duração das chamadas, não colocar o celular perto da virilha e não dormir ao lado dele. Se possível, o aparelho deve ser desligado enquanto a bateria é carregada. 

Publicidade

Estes resultados dão suporte a uma pesquisa realizada anteriormente, que detalhava a ligação entre o uso de aparelhos eletrônicos e a queda na taxa de fertilidade masculina.

O consultor de infertilidade Gedis Grudzinskas disse que o uso de aparelhos eletrônicos não apenas prejudica a fertilidade como também o estilo de vida propriamente dito.

— Hoje em dia, as pessoas precisam pensar no bem-estar. O vício nos aparelhos tecnológicos prejudica a vida, não apenas pela redução no número de espermatozoides, mas também por substituir hábitos saudáveis.

Como solução, Grudzinskas sugeriu que os homens guardem os celulares no bolso do peito do terno em vez de utilizarem os bolsos da calça. Assim, as chances de prejudicar a quantidade de espermatozoides são menores.

— Na hora de dormir, deixe o celular de lado. O sono é extremamente importante. O momento deve ser aproveitado para descansar, não é necessário manter o aparelho tão perto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.