Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enxaqueca em crianças está associada a déficit de atenção

De acordo com a Unifesp, até 17% dos pequenos podem sofrer com enxaqueca na infância 

Saúde|Do R7

Crianças também sofrem com enxaqueca
Crianças também sofrem com enxaqueca Crianças também sofrem com enxaqueca

Pode até parece incomum, mas as crianças também sofrem com enxaqueca. De acordo com pesquisadores do SITC (Setor de Investigação e Tratamento das Cefaleias), da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, que estudaram a doença nos pequenos, a enxaqueca pode estar associada a déficit de atenção, piora no desempenho escolar, além de interferir nas relações familiares e sociais. 

A neurologista-chefe do setor, Thais Rodrigues Villa, explica que a queixa de dificuldades escolares é comum em crianças com enxaqueca, e os pais e os professores afirmam que os pequenos pacientes parecem desatentas em casa e na sala de aula. Segundo dados da Unifesp, a enxaqueca é comum nesta faixa etária e a prevalência na infância varia entre 3,76% e 17,1% no Brasil.

Devido a procura de pais para tratarem filhos com o problema no hospital, o setor de cefaleia resolveu realizar uma pesquisa. Foram analisadas 82 crianças de 8 a 12 anos de idade divididas em três grupos distintos: 30 crianças com enxaqueca sem tratamento, 22 crianças em tratamento e 30 crianças controle saudável. Para a análise, as crianças analisadas estavam livres de dor e sintomas de enxaqueca nos três dias que antecederam a avaliação e foram submetidas a avaliações médicas e neuropsicológicas.

Tenho enxaqueca? Quando devo procurar o médico?

Publicidade

As crianças com enxaqueca sem tratamento tiveram um desempenho significativamente pior em testes de atenção visual em comparação com o grupo controle e o grupo de crianças submetidas ao tratamento preventivo da enxaqueca. Os participantes que nunca trataram a enxaqueca apresentaram déficits de atenção seletiva e alternada.

Durante os testes de atenção, crianças com enxaqueca apresentaram altos níveis de impulsividade. Já aquelas em tratamento apresentaram níveis inferiores de impulsividade e ansiedade e o desempenho de atenção semelhantes ao grupo controle saudável, destacando o benefício do tratamento eficaz das crianças com enxaqueca.

Publicidade

Em comparação com crianças que não receberam nenhum tratamento, as crianças que receberam melhoraram seu desempenho escolar e receberam menos queixas de pais e professores sobre déficits de atenção.

De acordo com a médica, é necessário investigar o déficit de atenção em crianças com enxaqueca e procurar ajuda especializada para o tratamento preventivo da dor de cabeça, quando este for indicado.

— Com um tratamento eficaz, é possível que o equilíbrio cerebral seja restabelecido e observamos melhora dos sintomas da enxaqueca e, consequentemente, dos déficits de atenção associados à doença.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.