Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Especialistas investigam suposta ligação de zika vírus e cegueira em bebês

Três casos de lesão na retina que pode provocar a perda da visão foram registrados em SP

Saúde|Do R7*

Médico suspeita que zika vírus provoca lesão diferente na retina de bebês que nasceram com microcefalia
Médico suspeita que zika vírus provoca lesão diferente na retina de bebês que nasceram com microcefalia Médico suspeita que zika vírus provoca lesão diferente na retina de bebês que nasceram com microcefalia

Dois médicos de São Paulo investigam a suspeita de ligação entre o zika vírus e lesão na retina, que pode levar a perda de visão e até mesmo a cegueira. Marcelo Cavalcante Costa e Sandra Francischini, especialistas em oftalmologia em prematuros e recém-nascidos da Santa Casa e do Hospital das Clínicas, respectivamente, contam que acompanham três casos de bebês com microcefalia que nasceram também com essa lesão nos olhos. As mães são de São Paulo, mas estiveram durante a gestação no Nordeste, região que vive epidemia de nascimento de bebês com má-formação cerebral. 

Segundo Costa, bebês com microcefalia normalmente têm lesão na retina. Porém, no caso das três mulheres, foram verificadas lesões diferentes do que é normalmente encontrado em caso de criança com má-formação.

— É uma atrofia na retina e uma cicatriz. É bem diferente do que vimos antes. Nunca tivemos nenhum caso parecido. Nas situações de microcefalia por toxoplasmose ou citomegalovirus a lesão já é conhecida, mas essa com suspeita de zika é diferente.

O especialista afirma que ainda é preciso conhecer mais casos para se afirmar algo tão sério, mas, ele faz questão de ressaltar que essa lesão é diferente das demais.

Publicidade

— Ainda não existe nenhum material acadêmico sobre isso, estamos levantando os dados. Como é uma alteração única, acreditamos que está ligada ao zika. Provavelmente serão crianças de baixa visão ou até mesmo cegueira.

Com epidemia de zika vírus, ministro diz que governo vai distribuir repelente para grávidas

Publicidade

Governo não vai poupar recursos para conter surto de microcefalia, diz ministro

Costa ainda diz que entrou com pedido em uma revista científica de renome para registrar a suspeita.

Publicidade

— Foi o primeiro exame com foto documentado de criança com suspeita de zika. Vamos aguardar para saber se há mais casos e se a suspeita se confirma.

*Colaborou Brenno Souza, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.